F.MIS recebe visita do Cidade Integrada-Cesarão em ação com o Passaporte Cultural
- 19/08/2025

No ano em que celebra seus 60 anos de dedicação à preservação da memória e à difusão da cultura brasileira, a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro recebeu, nesta segunda-feira, 18/8, 14 participantes do programa Cidade Integrada-Cesarão.
“Receber grupos como o Cidade Integrada reforça a missão da F.MIS de democratizar o acesso à cultura e promover experiências educativas e inclusivas. A presença de iniciativas que unem cultura, convivência e cidadania nos lembra da importância de manter o museu como um espaço aberto e vivo, ainda mais neste ano em que celebramos seis décadas de atuação”, destacou o presidente da Fundação, Cesar Miranda Ribeiro.
O Cidade Integrada é um programa do Rio de Janeiro que visa levar segurança pública, urbanização e projetos sociais a comunidades como Jacarezinho e Muzema, incluindo ações no Cesarão. Além de operações policiais e intervenções urbanísticas, o projeto desenvolve atividades culturais e iniciativas como o CEU da Cultura, que promove a inclusão social por meio de espaços de cultura, esporte e convivência.
Durante a visita à sede Lapa da F.MIS, o grupo conheceu as exposições “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão” e “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos”. A visita guiada foi conduzida por Natasha Ferrão, museóloga responsável pelo setor educativo da F.MIS, que apresentou os destaques das mostras e promoveu uma rica troca de saberes sobre a história da comunicação e da dramaturgia brasileira.
Com ações como esta, a F.MIS reafirma seu papel como referência na valorização da cultura nacional e no fortalecimento de políticas públicas de inclusão e educação. No ano em que completa 60 anos, o museu convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.
Publicado em 19/08/2025 por Marcelo Egypto