Presidente da F.MIS participa do Fórum “Uma agenda para a fotografia”, no Arquivo Nacional!

  • 21/08/2025

Presidente da F.MIS participa do Fórum “Uma agenda para a fotografia”, no Arquivo Nacional!

Ontem, quarta-feira (20/8), o presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, participou do Fórum “Uma Agenda para a Fotografia”, realizado no auditório do Arquivo Nacional. O evento, que reuniu pesquisadores, fotógrafos, historiadores, professores e agentes culturais para debater a fotografia em perspectiva histórica e seus desafios contemporâneos, coincide com as comemorações pelos 60 anos da F.MIS, em 3 de setembro de 2025.

“É uma honra estar aqui para falar sobre fotografia. Como presidente da F.MIS, fico muito feliz em dividir a história tão importante de um museu que, no dia 3 de setembro, completará seis décadas. Um museu que protege a cultura nacional, carioca e fluminense. A fotografia faz parte da nossa trajetória desde a chegada das primeiras coleções”, disse Cesar.

A presença da F.MIS em encontros como este reforça seu papel estratégico na preservação da memória visual do país e na discussão sobre os caminhos da fotografia contemporânea. Ao dialogar com pesquisadores e instituições parceiras, o museu contribui para a construção de políticas públicas, para o fortalecimento das fototecas e para a valorização da fotografia como patrimônio cultural.

A participação do presidente ocorreu na Mesa 4 – Fotografia pública em regime digital: circuitos sociais de produção, circulação e agenciamento, que também contou com Monara Barreto (Imagens do Povo) e Victor Vogel (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e Movimento pela Fototeca do RJ), sob mediação de Maria do Carmo Rainho. Criada em 2016, a Agenda promove reflexões sobre a fotografia como prática e experiência social, abordando seus circuitos, usos, funções, materialidade, formas de arquivamento e formação de coleções. A edição de 2025 trouxe debates sobre temas que vão da fotografia pública de governo às transformações trazidas pelo regime digital, com destaque para iniciativas de criação de fototecas no Rio de Janeiro e programas como o Imagens do Povo.

O presidente esteve acompanhado pela equipe de comunicação da F.MIS, composta pela gerente de Produção, Márcia Benazzi, pelo Assessor de Comunicação, Marcelo Egypto, e pelo responsável por Mídias Sociais, Elson Ribeiro.

No ano em que completa 60 anos, o museu convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 21/08/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Negro mar

Dori Caymmi

top2
2. Lenda

Dori Caymmi

top3
3. Evangelho

Dori Caymmi

top4
4. Desafio

Dori Caymmi

top5
5. De onde vens

Dori Caymmi

Oferecimento