F.MIS recebe visita de alunos da Escola Municipalizada Emílio Gebara, de Magé, pelo Passaporte Cultural
- 25/08/2025

No ano em que celebra seus 60 anos de dedicação à preservação da memória e à difusão da cultura brasileira, a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro recebeu, nesta segunda-feira, 25/8, 30 alunos da Escola Municipalizada Emílio Gebara, do município de Magé, Rio de Janeiro. A visita integrou uma série de ações do programa estadual Passaporte Cultural, que tem como objetivo ampliar o acesso à cultura para jovens de diferentes regiões do estado.
“O Passaporte Cultural aproxima estudantes do patrimônio cultural e histórico do nosso estado e permite que eles conheçam de perto exposições que narram a trajetória da comunicação e da dramaturgia brasileiras. Receber grupos como este reforça o papel da F.MIS como um espaço educativo, aberto à diversidade e ao aprendizado, especialmente neste ano em que celebramos seis décadas de atuação”, destacou o presidente da Fundação, Cesar Miranda Ribeiro.
Durante a visita, os alunos conheceram as exposições “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão” e “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos”. A atividade foi guiada por Tatiane Silvana, educadora da Graviola Produções, responsável pela mediação da exposição Chatô, proporcionando aos estudantes uma experiência interativa e enriquecedora sobre a história da comunicação e da imprensa brasileira.
Com iniciativas como essa, a F.MIS reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a formação de novos públicos, fortalecendo seu papel como referência na valorização do patrimônio audiovisual e cultural do Brasil. No ano em que completa 60 anos, o museu convida todos a celebrarem aqueles que fizeram e fazem da cultura nacional um patrimônio inesquecível.
Publicado em 25/08/2025 por Marcelo Egypto