Emilinha Borba: A eterna Rainha do Rádio
- 30/08/2025
Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, a Rádio MIS RJ presta homenagem a uma das artistas mais queridas e populares do Brasil, Emilinha Borba, dentro do projeto Tributo à Música Brasileira. Neste fim de semana, dias 30 e 31 de agosto, às 9h, 15h e 21h, a programação especial celebra a vida e a obra da cantora, cuja data de nascimento é lembrada amanhã, 31 de agosto. Com mais de 220 itens preservados em seu acervo e com o Depoimento para a Posteridade concedido à F.MIS em 1996, o museu convida o público a revisitar a trajetória da inesquecível Rainha do Rádio, símbolo de uma era de ouro da música popular brasileira.
“Emilinha Borba é um dos maiores ícones da história da música brasileira. Sua voz, sua simpatia e sua enorme popularidade marcaram gerações e ajudaram a construir a identidade cultural do nosso país. Homenageá-la é reconhecer a força da comunicação que a música pode ter e reafirmar a importância de preservar esse legado. A F.MIS tem orgulho de manter viva essa memória e de compartilhá-la com o público”, afirma Cesar Miranda Ribeiro, presidente do museu.
Emília Savana da Silva Borba, nascida no Rio de Janeiro em 31 de agosto de 1923, iniciou sua carreira ainda jovem, conquistando o público com interpretações vibrantes e carisma ímpar. Tornou-se aclamada como a Rainha do Rádio nos anos 1950 e construiu um repertório de sucessos que atravessam décadas. Em 2023, ano de seu centenário, a F.MIS, em parceria com a Marinha do Brasil, realizou uma grande homenagem na Fortaleza de São José, com apresentação musical e a releitura do clipe “Aí Vem a Marinha” (1954), protagonizado pela cantora. O vídeo foi gravado no NAM “Atlântico” e contou com drones, câmera 360° e uso de Inteligência Artificial, reafirmando a atualidade e a influência de Emilinha.
A playlist especial, selecionada por Carlos Filho, coordenador do setor sonoro da F.MIS, reúne clássicos como “Qual a Razão?”, “Antes Eu Nunca Te Visse”, “Escandalosa”, “Baião de Dois”, “Aí Vem a Marinha”, entre outros sucessos que consagraram Emilinha Borba como uma das maiores intérpretes da música brasileira. No sábado (30) e domingo (31), às 9h, 15h e 21h, o público é convidado a acessar a Rádio MIS RJ e celebrar o legado da eterna Rainha do Rádio.
Quer conhecer mais sobre Emilinha Borba e sua trajetória? Agende uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br. No ano em que completa 60 anos, a F.MIS convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.
Publicado em 30/08/2025 por Marcelo Egypto






