Museologia em ação: Universidade Estadual de Londrina visita a F.MIS
- 01/09/2025
Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, a F.MIS recebeu na última sexta-feira, 29/8, a visita dos professores Thiago Ribeiro, José Quaresma e Lívia Oliveira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O grupo teve a oportunidade de conhecer de perto os espaços do museu e suas atuais exposições.
“O museu se fortalece quando democratizamos o seu acesso para o maior número de pessoas. Esse espaço de reflexão e de encontro, onde estão abrigadas as duas emblemáticas exposições, tem uma relevância muito importante para todos que pesquisam, ensinam e ajudam a difundir nossa cultura. Receber professores e universidades é uma maneira de devolver à sociedade o que temos construído aqui com tanto cuidado”, afirmou o presidente da Fundação, Cesar Miranda Ribeiro.
A visita foi guiada por Natasha Ferrão, museóloga responsável pelo setor acadêmico/educativo do museu, e por Eduarda Pôvoa, servidora dos setores de Divisão de Cinema e Biblioteca da instituição. O circuito incluiu as exposições “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão” e “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos”, além da Fototeca Estadual do Rio de Janeiro e das salas dedicadas a José Wilker, que integram um rico acervo sobre a trajetória do ator.
A atividade promoveu um ambiente de troca entre os professores visitantes e a equipe do museu, abordando aspectos da documentação, curadoria e preservação de acervos ligados à comunicação e à cultura brasileira. A F.MIS, ao completar seis décadas, reforça seu compromisso com a educação, a pesquisa e a difusão da memória cultural, fortalecendo laços com instituições acadêmicas de todo o país.
No ano em que completa 60 anos, o museu convida todos a celebrarem aqueles que fizeram e fazem da cultura nacional um patrimônio inesquecível.
Publicado em 01/09/2025 por Marcelo Egypto






