A ESTRELA CLARA NUNES VAI BRILHAR NA EXPOSIÇÃO O SOM DA IMAGEM
- 02/09/2021
As capas de disco não são meros recipientes. Nelas, encontramos diversos caminhos para a compreensão artística que vai além da música ou do registro sonoro encontrado em um lançamento fonográfico. Artes gráficas, pinturas, montagem ou fotos podem ampliar a compreensão de uma época estampada nos lançamentos musicais. São recursos que buscam sintetizar valores, demarcar estilos e comunicar com o público sentidos que vão além da escuta.
Para o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro, “ Clara Nunes deve ser celebrada pela sua importância para a cultura brasileira e também como uma das maiores intérpretes do país. Em nosso acervo, Clara Nunes está presente em quase todos os setores do museu, com mais de 300 itens disponíveis para pesquisa, uma estrela de infinita grandeza que devemos recordar sempre”.
Hoje (02/09), a exposição O som da imagem traz o LP “Esperança”, lançado em 1979, pela grande estrela Clara Nunes.
Mas, um dia
Hei de ver o meu povo feliz à cantar
Mas, um dia
Hei de ver o meu povo feliz à cantar
(Trecho da letra de “Minha gente do morro”)
O disco “Esperança" fez grande sucesso à época de seu lançamento, tornando-se, desde então, um verdadeiro clássico do samba, com músicas que ficaram imortalizadas na voz de Clara, compostas por gigantes da MPB, como, por exemplo, Paulinho da Viola, Paulo César Pinheiro, Candeia, Jaime, Mauro Duarte, Nei Lopes, João Nogueira, Wilson Moreira, entre outros. O repertório do disco é dedicado ao canto em prol do amor, da esperança, do povo e das nossas mais belas tradições religiosas de matriz africana.
A espetacular imagem da capa é do fotógrafo Wilton Montenegro, assim como as do ensaio para o LP, realizado na Saúde, bairro relevante na construção histórica da cidade do Rio de Janeiro. Nas fotos, Clara aparece rodeada de crianças, trazendo a importante mensagem de esperança no futuro. A cantora está lado a lado com um grupo de crianças, de mãos dadas e com estampados sorrisos nos rostos, o que demostra a resistência de um povo na luta por um mundo melhor. Essa é a mensagem que Clara quis dar ao ensaio fotográfico para seu disco, cujo título “Esperança” traduz o sentimento de fé na renovação, necessário no vislumbrar de um porvir melhor para o mundo, incrivelmente capturada pelo olhar de Wilton Montenegro.
E é com essa mesma mensagem renovada de esperança em um mundo melhor que relembramos hoje Clara Nunes, nossa eterna estrela, que com seu canto levou a música aos mais altos níveis de qualidade e beleza. Que sua voz continue a nos iluminar e também as gerações futuras, sempre com a mensagem de fé e esperança, tão necessária também nos tempos atuais. Então, vamos juntos cantar! E viva Clara Nunes, nossa guerreira!
Publicado em 02/09/21 por Daiane Lopes e Pedro Dias
Créditos:
Foto: Clara Nunes e crianças. Ano 1979. Foto Wilton Montenegro. Coleção Nelson Motta. Acervo MIS.
Foto: Clara Nunes. Foto Wilton Montenegro. Ano 1979. Coleção Nelson Motta. Acervo MIS.
Disco: Clara Nunes – LP “Clara Esperança”. Ano 1979. Coleção Sérgio Cabral. Acervo



