Danielle Barros: Serestas e memórias afetivas na Rádio MIS RJ
- 06/09/2025
A Rádio MIS RJ apresenta uma nova série comemorativa durante todo o mês de setembro, Aniversário 60 Anos F. MIS. A programação especial será dedicada a personalidades que apoiam e ajudam a fortalecer a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, destacando suas preferências musicais e histórias pessoais. A primeira homenagem, que irá ao ar nos dias 6 e 7 de setembro, às 9h, 15h e 21h, é dedicada à Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, e tem como mote as serestas, gênero que faz parte da sua formação afetiva e familiar.
“Danielle é uma parceira fundamental da Fundação desde o início da nossa gestão. Seu apoio incondicional em inúmeros projetos reforça a importância do diálogo permanente entre as instituições culturais do estado. Homenageá-la com uma playlist tão pessoal é reconhecer não apenas sua atuação política e cultural, mas também a sua relação viva e apaixonada com a música”, afirma Cesar Miranda Ribeiro, presidente do museu.
Danielle Barros, neta de seresteiros, cresceu cercada por encontros musicais em família, o avô tocava violão, os tios animavam as rodas com outros instrumentos, e a avó brilhava no coral da igreja. “Sou neta de seresteiros. As reuniões em família sempre foram regadas a muita música, muita música boa, que o avô tocava violão, os tios outros instrumentos, que a avó cantava no coral da Igreja e também músicas de serestas”, relembra a secretária. Entre os artistas que mais tocam seu coração estão Nelson Gonçalves, Cartola, Gonzaguinha, Garoto e Orlando Silva, interpretando canções inesquecíveis como: “Gente Humilde”, “O mundo é um moinho”, “As rosas não falam”, “Cordas de Aço”, “Naquela mesa”, “Carinhoso”, “Lábios que beijam”, “Tico-tico no fubá”, “Por Aí”, e muitas outras em quase duas horas de seleção musical especialmente produzida por Carlos Filho, coordenador do setor sonoro do museu.
No primeiro final de semana de setembro, dias 6 e 7 de, às 9h, 15h e 21h, o público é convidado a acessar a Rádio MIS RJ e acompanhar essa seleção autoral, que combina memórias afetivas e a riqueza do repertório brasileiro. Uma homenagem que revela o quanto a música, assim como a cultura, constrói pontes entre gerações e inspira novos caminhos.
Quer conhecer mais sobre os 60 anos da F. MIS e suas ações? Agende uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br.
Publicado em 6/9/2025 por Marcelo Egypto e Márcia Benazzi







