F.MIS recebe Workshop Internacional sobre tango e firma parceria cultural com a Argentina
- 09/09/2025
Na última sexta-feira, 5/9, a Fundação Museu da Imagem e do Som promoveu um Workshop Internacional sobre tango, mediado pelo professor Norberto Gaitán, de Río Cuarto, Córdoba. Em sua apresentação, Norberto fez um diagnóstico fundamentado sobre a realidade contemporânea do tango, analisando as razões do afastamento da juventude argentina e a riqueza poética das letras do gênero, além de destacar a influência que o tango exerceu sobre a música brasileira em décadas passadas.
“Este evento representa mais um passo na integração cultural entre Brasil e Argentina. O tango, assim como a nossa música popular, é um patrimônio vivo que carrega identidade, memória e emoção. Trazer essa troca para dentro do museu fortalece os laços culturais e amplia o alcance das nossas ações”, disse Cesar Miranda Ribeiro, presidente da F.MIS.
Encerrando a programação, o público assistiu a uma apresentação de dança de tango com os bailarinos Alecssandre Queiroz e Lyllian Coelho, que emocionou os presentes.
Após o workshop, Norberto conheceu as exposições atualmente em cartaz na F.MIS, “Chatô e os Diários Associados - 100 Anos de Paixão” e “Janete Clair 100 Anos - A Usineira de Sonhos”, em visita guiada pelo Assessor de Comunicação do museu, Marcelo Egypto.
Já nesta segunda-feira, 8/9, Norberto assinou, ao lado do presidente Cesar Miranda Ribeiro, o termo que o torna novo parceiro da F.MIS, assumindo o papel de colaborador cultural na integração entre Brasil e Argentina. Na ocasião, ele também realizou uma doação de discos e jornais antigos da Argentina, que passam a integrar o acervo do museu.
A nova parceria reforça a conexão cultural entre Brasil e Argentina, dois países que compartilham raízes musicais e artísticas profundas. Se no Brasil o samba é símbolo de identidade nacional, na Argentina o tango desempenha papel semelhante, e o diálogo entre essas expressões enriquece ainda mais a produção cultural de ambos os povos. Norberto, que é professor no Colégio IPEM 128 “Dr. Manuel Belgrano”, na Argentina, levou essa integração também para a sala de aula, durante o workshop, foi exibido um vídeo produzido por seus alunos com uma emocionante homenagem aos 60 anos da F.MIS. Além disso, ele utiliza conteúdos da Rádio MIS RJ em suas atividades escolares, estreitando ainda mais os laços entre os estudantes argentinos e a cultura brasileira. Ao unir tradições e abrir caminhos para novas trocas, a F.MIS reafirma sua missão de preservar memórias e, ao mesmo tempo, promover encontros que fortalecem a integração latino-americana.
O evento do workshop foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da F.MIS e pode ser assistido no link: https://www.youtube.com/live/kCLcyq7XRJg?si=LPU9liIuEuaPXnJt.
Publicado em 9/9/2025 por Marcelo Egypto








