Academia MIS RJ de Cultura destaca o setor acadêmico e educativo
- 10/09/2025
Aconteceu na última segunda-feira, 8/9, a oitava palestra da Academia MIS RJ de Cultura 2025. A apresentação foi conduzida por Natasha Ferrão, museóloga responsável pelo setor acadêmico/educativo da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, que apresentou as atividades desenvolvidas junto ao público e em projetos de integração cultural e educacional.
“O setor acadêmico e educativo é fundamental para aproximar a sociedade do museu. É por meio dele que conseguimos transformar o acervo em conhecimento acessível, incentivando novas leituras, pesquisas e diálogos com diferentes públicos”, destacou Cesar Miranda Ribeiro, presidente da F.MIS.
Natasha iniciou sua apresentação falando sobre o programa de atividades da Fototeca Estadual, localizada na sede Lapa do museu, que inclui postagens em conjunto com a equipe de comunicação, cursos, oficinas, seminários e outras iniciativas relacionadas à fotografia e suas múltiplas narrativas. Ela também compartilhou pesquisas concluídas, como Memórias do “Quase Família” na Coleção da F.MIS, além de destacar sua participação em projetos institucionais, como a live Inteligência Artificial e o Setor Museal.
O encontro abordou ainda as ações realizadas pelo setor acadêmico, como as visitas mediadas em parceria com o programa estadual Passaporte Cultural, que ampliam o alcance da instituição e fortalecem sua função educativa.
A palestra reforçou a relevância do setor acadêmico e educativo para o museu, já que é ele o responsável pela aproximação da sociedade com o acervo da instituição. Ao transformar documentos, imagens e pesquisas em experiências formativas e acessíveis, o setor amplia a função social da F.MIS, promovendo a difusão do conhecimento e fortalecendo o papel da instituição como espaço de aprendizado, memória e cultura.
A próxima palestra da Academia MIS RJ de Cultura será no dia 6/10 e será ministrada por Thaíssa Rocha, responsável pelo setor Jurídico do museu.
Publicado em 10/9/2025 por Marcelo Egypto






