Exposição “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão” é doada à F.MIS e prorrogada até dezembro
- 12/09/2025
A Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro recebe uma doação histórica, toda a exposição “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão”, incluindo a Inteligência Artificial Orion Nova, passará a integrar o acervo da instituição. A assinatura do termo de doação aconteceu no dia 28/8, no gabinete do presidente da F.MIS, Cesar Miranda Ribeiro, com a participação de Graziela Domingues, CEO da Graviola Produções, responsável pela mostra, e de Marcos Nauer, cocriador da Orion Nova, presente na exposição. Inicialmente prevista para encerrar em 24 de setembro, a mostra foi prorrogada até 30 de dezembro.
“O Museu reafirma seu compromisso com a preservação da memória e da cultura nacional. A prorrogação da exposição e a doação integral desse material representam um gesto generoso e estratégico, que garante que este legado permaneça acessível ao público e inspire novas gerações”, destacou Cesar.
A CEO da Graviola Produções, Graziela Domingues, ressaltou a importância dessa decisão, “A exposição vem sendo um grande sucesso, e por conta disso, nós vamos prorrogar até dezembro. Isso foi uma doação da Graviola Produções para o museu para que esse legado da cultura, da comunicação e da memória prosperem por muito mais tempo, nesse espaço tão importante da cultura fluminense, que é a F.MIS.”
A incorporação da mostra ao acervo da Fundação reforça o papel do museu como guardião da memória coletiva e como agente ativo na valorização da cultura fluminense. Com acesso gratuito ao conhecimento, ao acervo histórico e à inovação tecnológica, a população tem a oportunidade de vivenciar uma experiência única, que conecta passado, presente e futuro e fortalece a identidade cultural do Estado do Rio de Janeiro.
Com visitantes de todas as idades e de diversas partes do mundo, a mostra tem atraído grande público ao museu. Após o encerramento, a Inteligência Artificial Orion Nova continuará recebendo atualizações, reforçando o compromisso da F.MIS com a inovação tecnológica aliada à preservação da memória cultural do país.
Publicado em 12/09/2025 por Marcelo Egypto







