Arnaldo Niskier: letras, memória e um repertório autoral na Rádio MIS RJ
- 13/09/2025
A Rádio MIS RJ apresenta mais uma playlist da série comemorativa ‘Aniversário 60 Anos F. MIS’. A programação especial da semana será uma homenagem a Arnaldo Niskier, e irá ao ar nos dias 13 e 14 de setembro, às 9h, 15h e 21h, na Rádio MIS RJ, e tem como fio condutor a curadoria autoral do próprio homenageado, um mix variado de intérpretes e canções que atravessam gerações.
“Arnaldo Niskier é uma referência essencial para a educação e para a cultura do nosso estado e do país. Sua vida dedicada ao ensino, à escrita e à difusão do saber inspira nossas ações e fortalece o trabalho da Fundação. Homenageá-lo com uma playlist autoral é reconhecer a força das memórias afetivas que conectam a arte, a literatura e a música”, afirma Cesar Miranda Ribeiro, presidente do museu.
Arnaldo Niskier, nascido no bairro de Pilares, no Rio de Janeiro, é considerado um dos grandes educadores brasileiros. Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuou em inúmeras instituições e conselhos de educação, ocupou cargos públicos, foi membro, e chegou a presidir, a Academia Brasileira de Letras, e é autor de extensa obra sobre educação e história. Colunista e articulista em jornais cariocas, Niskier também dedicou-se à criação de letras para musicais infantis nas décadas de 1980 e 1990. São cerca de 54 composições registradas, fruto de parcerias frutíferas com autores como Tom da Bahia e José Roberto Mendes.
A playlist especial é exatamente isso, uma seleção autoral, pensada a partir das afinidades e memórias do próprio Arnaldo, que reúne um leque diversificado de intérpretes, de Lamartine Babo a Nara Leão, de Ângela Maria a Dalva de Oliveira, passando por Chico Buarque e Roberto Menescal. A curadoria da programação ficou a cargo de Carlos Filho, coordenador do setor sonoro da F.MIS.
No sábado (13) e domingo (14), às 9h, 15h e 21h, o público é convidado a acessar a Rádio MIS RJ e acompanhar essa seleção autoral que mistura lembranças pessoais, clássicos da interpretação e fragmentos do universo criativo de Arnaldo Niskier, uma celebração da música como espaço de encontro entre gerações e saberes.
Quer conhecer mais sobre as ações da F.MIS e suas coleções? Agende uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br. No ano em que completa 60 anos, a Fundação convida o público a celebrar as pessoas que ajudam a escrever a nossa história cultural.
Publicado em 13/9/2025 por Marcelo Egypto






