F.MIS realiza viagem institucional pela Região Serrana do Rio de Janeiro
- 26/09/2025
Nesta semana, a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro realizou uma série de visitas institucionais a municípios da Região Serrana. A comitiva foi formada pelo presidente da F.MIS, Cesar Miranda Ribeiro, pelo assessor de Comunicação, Marcelo Egypto, pela repórter fotográfica, Karoline Freitas, e pelo assessor Lucas Cabral.
“A interiorização das ações da Fundação é fundamental para ampliarmos o alcance das nossas iniciativas. Queremos que a F.MIS esteja cada vez mais próxima da sociedade fluminense, não apenas na capital, mas também nos municípios do interior, fortalecendo parcerias e levando nossas ações culturais para novos públicos”, destacou Cesar.
Em Cantagalo, a equipe participou de uma reunião na Prefeitura. Entre os temas apresentados, esteve o 1º Concurso Fotográfico da F.MIS, destinado a estudantes do ensino básico ou superior, maiores de 18 anos, regularmente matriculados em instituições públicas do estado do Rio de Janeiro. O encontro também abordou possibilidades de projetos culturais conjuntos. A equipe também visitou a Casa de Euclides da Cunha, conheceu parte do acervo do escritor e estabeleceu contato com o vice-prefeito Dr. Julio Carvalho. Na ocasião, o presidente gravou um podcast especial sobre o museu e convidou o vice-prefeito a participar da série Depoimentos para a Posteridade, da F.MIS.
Em Cordeiro, a agenda contou com uma reunião no Centro Cultural Ione de Carvalho Pecly. Ali, o presidente apresentou o concurso fotográfico, entregou exemplares do Plano Museológico da fundação e falou sobre a Fototeca Estadual do Rio de Janeiro, sediada na F.MIS, sede Lapa. Em seguida, a equipe seguiu para Duas Barras, onde foi recebida na Prefeitura e também visitou a Casa de Cultura Themis Alvares Gomes, conhecendo a sala dedicada a Martinho da Vila e parte do acervo do cantor.
Encerrando a programação, a F.MIS esteve em Vassouras. Em reunião na Prefeitura foi apresentado novamente o concurso fotográfico, além de abrir espaços para novas parcerias culturais. Ainda na cidade, a equipe visitou o Centro Cultural Cazuza, participando de uma visita guiada e conhecendo de perto o acervo que preserva a memória do artista.
A viagem reforça o papel estratégico da F.MIS em dialogar com diferentes regiões do estado, promovendo integração cultural e ampliando o alcance de seus projetos. Ao aproximar o museu de instituições municipais e espaços culturais do interior, a Fundação fortalece sua missão de preservar e difundir a memória da cultura fluminense, ao mesmo tempo em que estimula novas ações em parceria com as comunidades locais.
Publicado em 26/09/2025 por Marcelo Egypto






