Cesar Miranda Ribeiro: conquistas, gestão e uma playlist autoral na Rádio MIS RJ

  • 27/09/2025

Cesar Miranda Ribeiro: conquistas, gestão e uma playlist autoral na Rádio MIS RJ

A Rádio MIS RJ apresenta mais uma playlist da série comemorativa ‘Aniversário 60 Anos F. MIS’. A programação especial da semana será uma homenagem a Cesar Miranda Ribeiro, jornalista e presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, e irá ao ar nos dias 27 e 28 de setembro, às 9h, 15h e 21h, na Rádio MIS RJ. A seleção tem como fio condutor a curadoria autoral do homenageado, reunindo intérpretes e canções que marcam sua trajetória pessoal e afetiva.

Assumir a presidência da Fundação em 2021 foi um desafio que se transformou em orgulho. Cada ação realizada nesses anos tem sido fruto de um esforço coletivo para recolocar a F.MIS no lugar de protagonismo cultural que ela merece. Essa playlist é uma oportunidade de compartilhar um pouco das músicas que me acompanharam ao longo da vida e que, de certa forma, também dialogam com a história do nosso museu”, afirma Cesar.

Na atual gestão, iniciada em 2021, a F.MIS vive um período de grandes avanços. Entre as conquistas estão o edital EXPO MIS, que destinou meio milhão de reais para a circulação de exposições em diversas cidades do estado, a criação da Fototeca Estadual do Rio de Janeiro, as mostras “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão” e “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos”, e a inauguração de novas salas de acervo, simbolizando o início de uma nova etapa de conservação e acesso. Outro marco é a Rádio MIS RJ, primeira web rádio de um museu estadual, que já divulgou mais de 740 ações do museu, mais de 150 playlists e mais de 30 podcasts, alcançando ouvintes em 84 países.

À frente dessas realizações, Cesar Miranda Ribeiro tem se destacado por unir tradição e inovação, valorizando tanto a preservação da memória cultural quanto a abertura para novas linguagens. Sob sua liderança, a Fundação produziu HQs inclusivas, videocasts, seminários e exposições que reforçam o compromisso com a diversidade e os direitos culturais, consolidando a F.MIS como referência de dinamismo e diálogo com a sociedade.

A playlist escolhida pelo presidente reflete sua relação pessoal com a música brasileira e inclui nomes como Fátima Guedes, Ivan Lins, Roupa Nova, Byafra e Marina Lima, intérpretes que ajudaram a compor a trilha sonora de diferentes momentos de sua vida. Entre os destaques está “Cor de Rosa Choque”, de Rita Lee, música que marcou Cesar por ter sido tema de abertura e encerramento do programa TV Mulher, da TV Globo, o qual foi produtor, editor e diretor na década de 80. A canção, além de afetiva, simboliza um período importante de sua trajetória profissional. A curadoria e organização da programação ficaram a cargo de Carlos Filho, coordenador do setor sonoro da F.MIS.

No sábado (27) e domingo (28), às 9h, 15h e 21h, o público é convidado a acessar a Rádio MIS RJ e acompanhar essa seleção autoral que mistura lembranças pessoais, afinidades musicais e a força criativa da canção brasileira, celebrando também a trajetória de realizações da atual gestão da Fundação.

Quer conhecer mais sobre as ações da F.MIS e suas coleções? Agende uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br.

Publicado em 27/09/2025 por Marcelo Egypto

 


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Com que roupa

Noel Rosa

top2
2. Minha viola

Noel Rosa

top3
3. Onde está a honestidade

Noel Rosa

top4
4. Arranjei um fraseado

Noel Rosa

top5
5. Provei

Noel Rosa

Oferecimento