Setembro de visitas e trocas na Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro

  • 01/10/2025

Setembro de visitas e trocas na Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro

Ao longo do mês de setembro, a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro recebeu grupos de diferentes municípios do Rio de Janeiro em visitas guiadas, reforçando seu papel como espaço de cultura, educação e memória.

“O museu se fortalece quando democratizamos o seu acesso para o maior número de pessoas. Esse espaço de reflexão e de encontro, onde estão abrigadas as nossas emblemáticas exposições, tem uma relevância muito importante para todos que pesquisam, ensinam e ajudam a difundir nossa cultura. Receber escolas, universidades e projetos sociais é uma maneira de devolver à sociedade o que temos construído aqui com tanto cuidado”, afirmou o presidente da Fundação, Cesar Miranda Ribeiro.

No dia 2/9, a Escola Nova by SIS, da Gávea, visitou as exposições “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão” e “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos” em dois turnos, manhã e tarde. Já nos dias 11 e 12/9, foi a vez das turmas de mestrado profissional em Bens Culturais e de doutorado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que conheceram, além das exposições, a Fototeca Estadual do Rio de Janeiro e as salas dedicadas a José Wilker e João Araújo, que abrigam importantes coleções da instituição.

No dia 15/9, a Escola Municipal Campo Elíseos, de Duque de Caxias, esteve presente por meio da parceria com o programa estadual Passaporte Cultural. Na sequência, no dia 22/9, o Projeto Leandro Azevedo, da Ilha do Governador, também participou da iniciativa e percorreu as exposições. Fechando o mês, no dia 29/9, foi a vez da Escola Municipal Casimiro Moreira da Fonseca, de Aperibé, visitar o museu.

As visitas foram guiadas pela museóloga Natasha Ferrão, responsável pelo setor acadêmico/educativo da instituição, que apresentou às turmas as exposições, além de espaços que preservam importantes acervos da memória cultural brasileira.

Essas visitas têm um papel fundamental para a F.MIS, pois fortalecem a relação do museu com a sociedade, aproximam diferentes públicos de seu acervo e estimulam a reflexão sobre a importância da preservação da memória cultural brasileira. Além de proporcionarem experiências educativas e de lazer, elas também promovem a troca de saberes, ampliam a formação de novos públicos e reforçam a missão institucional de ser um espaço vivo, participativo e acessível a todos.

Instituições de ensino, projetos culturais e grupos interessados em realizar visitas guiadas à Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro podem agendar pelo e-mail academico@mis.rj.gov.br. A F.MIS segue de portas abertas para receber o público e compartilhar sua missão de preservar e difundir a memória cultural brasileira.

Publicado em 01/10/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Com que roupa

Noel Rosa

top2
2. Minha viola

Noel Rosa

top3
3. Onde está a honestidade

Noel Rosa

top4
4. Arranjei um fraseado

Noel Rosa

top5
5. Provei

Noel Rosa

Oferecimento