Filme feito com inteligência artificial por Alfredo Dias Gomes, nomeado em Cannes, é destaque na F.MIS

  • 02/10/2025

Filme feito com inteligência artificial por Alfredo Dias Gomes, nomeado em Cannes, é destaque na F.MIS

O público que visita a exposição “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos”, em cartaz na sede Lapa da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, encontra um destaque especial entre fotos, roteiros, vídeos e objetos pessoais da maior autora de novelas do país, o filme “A Escritora”, criado por Alfredo Dias Gomes, filho de Janete Clair e Dias Gomes, utilizando inteligência artificial.

“Receber a exposição em homenagem a Janete Clair, no ano do seu centenário, é motivo de grande orgulho para museu. A mostra apresenta o filme “A Escritora”, realizado por Alfredo Dias Gomes, que já foi nomeado em Cannes e premiado na Suécia. Esse reconhecimento internacional reforça a importância da obra de Janete e da criatividade que continua inspirando novas gerações”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente da Fundação.

A produção nasceu de um texto escrito por Alfredo em 2021, no dia em que sua mãe completaria 96 anos. A partir de lembranças das festas familiares e da rotina intensa da autora, ele decidiu transformar a memória em narrativa audiovisual. “Tudo começou com um texto que escrevi para a página dela no Facebook. Então, tive a ideia de transformar minhas lembranças em filme. Inicialmente, o projeto se chamaria “Quando Minha Mãe Tirava Férias” e seria um longa-metragem. Mas, com as dificuldades de produção, decidi encurtar a história e realizar uma animação com meus próprios recursos”, explica Alfredo.

Para tornar a ideia possível, Alfredo recorreu à inteligência artificial. “No início, era muito precário... mesmo assim, comecei a montar o filme “A Escritora”. Durante todo o ano, a cada inovação, eu ia refazendo as cenas até chegar na edição final”, relembra. Apesar de utilizar a tecnologia, ele fez questão de preservar a dimensão artística, “Eu poderia ter feito as vozes do filme com IA, mas optei por chamar dubladores. Também preferi o estilo de animação em vez do fotorrealista”.

O resultado não apenas emocionou o público brasileiro como também conquistou reconhecimento internacional. “A Escritora” foi nomeado ao World Film Festival in Cannes na categoria Melhor Filme de Inteligência Artificial e se consagrou vencedor do Swedish International Film Festival, recebendo o prêmio de Outstanding Achievement (Conquista Excepcional). “É emocionante e uma realização. O meu objetivo principal é lembrar a memória e a obra da minha mãe. Ser nomeado em Cannes e vencer na Suécia é a certeza de que a história dela está sendo conhecida fora do país”, afirma Alfredo.

Além de estar em exibição na F.MIS, o filme também pode ser assistido no YouTube, no canal de Alfredo Dias Gomes: https://www.youtube.com/watch?v=hNXYPlImJtQ

A exibição do filme dentro da mostra amplia a experiência dos visitantes, que não apenas revisitam a trajetória da autora de sucessos como “Irmãos Coragem”, “Selva de Pedra” e “Pecado Capital”, mas também testemunham como seu legado inspira novas linguagens e experimentações. “Escrever me faz sentir perto dos meus pais. E fazer filmes é uma realização… esse reconhecimento significa que estou no caminho certo”, completa Alfredo.

Com mais de quatro mil visitantes desde a abertura, “Janete Clair 100 Anos - A Usineira de Sonhos” reafirma a grandeza da autora que parava o Brasil com suas novelas. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na sede da F.MIS (Rua Visconde de Maranguape, 15, Lapa). Venha conhecer de perto esse legado histórico e emocionante.

Publicado em 2/10/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Com que roupa

Noel Rosa

top2
2. Minha viola

Noel Rosa

top3
3. Onde está a honestidade

Noel Rosa

top4
4. Arranjei um fraseado

Noel Rosa

top5
5. Provei

Noel Rosa

Oferecimento