Vozes do Selo MIS: estreia de um novo projeto na Rádio MIS RJ

  • 04/10/2025

Vozes do Selo MIS: estreia de um novo projeto na Rádio MIS RJ

A Rádio MIS RJ dá início a um novo projeto de playlists que celebra a história da música brasileira através do seu próprio acervo fonográfico, “Vozes do Selo MIS”. A primeira edição irá ao ar nos dias 4 e 5 de outubro, às 9h, 15h e 21h, trazendo ao público um mergulho nos discos produzidos e preservados pelo Selo MIS, um dos mais importantes capítulos da memória musical do país.

O Selo MIS é parte fundamental da identidade da nossa Fundação. Ele nasceu antes mesmo da criação institucional do museu, com a proposta de imortalizar a voz de intérpretes e compositores da cultura popular brasileira. Dar vida a essas gravações na programação da nossa rádio é reafirmar o compromisso de valorizar a memória e, ao mesmo tempo, apresentá-la de forma renovada ao público atual”, afirma Cesar Miranda Ribeiro, presidente da F.MIS.

O embrião do Selo MIS, chamado de publicações fonográficas do Museu da Imagem e do Som, surgiu a partir do trabalho pioneiro de Maurício Quádrio, primeiro diretor do museu, e Ary Vasconcelos, escritor, jornalista e pesquisador da MPB, ainda em 1965, quando lançaram os discos “Noel Rosa e Sua Turma da Vila” e “Carmen Miranda, Pequena Notável”. Desde então, consolidou-se como um selo fonográfico dedicado a registrar, preservar e difundir vozes e repertórios essenciais da cultura popular brasileira.

O projeto estreia com o disco “Discomunal”, gravado em agosto de 1968, no Teatro Toneleros, no Rio de Janeiro, e reúne grandes nomes como Antônio Carlos Jobim, Baden Powell, Franklin, Quarteto 004, Chico Buarque, Millôr Fernandes, Hepteto de Paulo Moura, Eumir Deodato e Márcia.

A playlist “Vozes do Selo MIS” será exibida aos sábados e domingos, às 9h, 15h e 21h, na Rádio MIS RJ, fortalecendo o elo entre passado e presente da música brasileira e convidando novas gerações a redescobrir obras históricas do acervo da Fundação, com músicas como “Carinhoso”, “Deixa”, “Retrato em Branco e Preto”, “Vou te Contar”, “Bom Tempo”, entre outros sucessos.

Quer conhecer mais sobre as ações da F.MIS e suas coleções? Agende uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br.

Publicado em 4/10/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Com que roupa

Noel Rosa

top2
2. Minha viola

Noel Rosa

top3
3. Onde está a honestidade

Noel Rosa

top4
4. Arranjei um fraseado

Noel Rosa

top5
5. Provei

Noel Rosa

Oferecimento