“Essência MIS” relembra a história do Selo MIS

  • 09/10/2025

“Essência MIS” relembra a história do Selo MIS

Fruto de um Acordo de Cooperação entre a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e a Rádio Roquette-Pinto, vai ao ar neste sábado (11/10) o quinto episódio do programa “Essência MIS”, transmitido semanalmente, aos sábados, das 8h às 9h da manhã. A série especial, dividida em seis atos, é veiculada pela Rádio Roquette-Pinto e pela Rádio MIS RJ, trazendo ao público marcos históricos dos 60 anos da instituição.

“O Selo MIS representa um dos capítulos mais inspiradores da nossa história. Foi um projeto que uniu pesquisa, produção fonográfica e difusão da música popular brasileira, fortalecendo a missão do museu de preservar e valorizar nossa memória sonora. O episódio deste sábado é um convite para revisitar essa iniciativa pioneira e ouvir parte do que a F.MIS ajudou a eternizar”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

O episódio desta semana destaca o Selo MIS, iniciativa criada pelo próprio museu, que lançou uma série de discos entre 1968 e 2000, com auge nas décadas de 1960 e 1970. Inicialmente batizada de Publicações Fonográficas do Museu da Imagem e do Som, a série logo ganhou o nome que entraria para a história. A proposta era simples e grandiosa, registrar, em som, os grandes momentos da música brasileira, preservando apresentações, depoimentos e encontros que moldaram a identidade cultural do país.

No programa, o público vai conhecer alguns dos álbuns mais icônicos lançados pelo selo, como A Música Popular Brasileira Vol. I – Carmen Miranda, Pequena Notável (1968); A Música Popular no Rio de Janeiro Vol. II – Noel Rosa e sua Turma da Vila (1968); o histórico Elizeth Cardoso, Zimbo Trio e Jacob do Bandolim (1968); o depoimento O Mundo de Pelé (1969); Clementina, cadê você? (1970); e o álbum comemorativo 500 anos da Música Popular Brasileira (2000). Cada um desses discos reflete a riqueza e a diversidade da música nacional, além de demonstrar o papel da fundação como guardião da memória cultural.

Mais do que uma gravadora institucional, o Selo MIS consolidou o museu como um agente ativo na preservação e difusão da produção artística brasileira. Ao longo das décadas, o projeto registrou depoimentos, shows e álbuns de artistas que se tornaram referência, como Carmen Miranda, Noel Rosa, Jacob do Bandolim, Clementina de Jesus e Pelé, reafirmando o compromisso da Fundação com a história da música popular.

O programa é apresentado por Carlos Filho, responsável pelo setor Sonoro da F.MIS. A sonorização foi realizada por Renato Alencar, sonoplasta do museu. Para ouvir, basta sintonizar a Rádio Roquette-Pinto (94,1 FM) ou acompanhar pela Rádio MIS RJ, no link: https://www.radio.mis.rj.gov.br/

Publicado em 9/10/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Com que roupa

Noel Rosa

top2
2. Minha viola

Noel Rosa

top3
3. Onde está a honestidade

Noel Rosa

top4
4. Arranjei um fraseado

Noel Rosa

top5
5. Provei

Noel Rosa

Oferecimento