Dia dos Professores é reverenciado na F.MIS
- 15/10/2025
Artigo da Presidência
Todos nós guardamos na memória afetiva aquela palavra que, por muito tempo, marcou o início de um novo dia em sala de aula: “Presente, professor! Presente, professora!”
A Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro presta sua homenagem a esse profissional que está presente na vida de todos nós, seja do Advogado, engenheiro, policial ao médico, do músico a qualquer outro trabalhador que contribui para o crescimento do nosso país.
Como gestor desta instituição e também como professor universitário, sinto-me honrado em celebrar esta data e reconhecer todos aqueles que dedicam sua vida à formação de pessoas. O Brasil cresce todos os dias dentro das salas de aula, e sabemos que, enquanto sociedade, ainda temos o desafio de ampliar e aprimorar o acesso à educação para toda a população. Essa é uma tarefa conjunta de governantes, educadores e cidadãos, que exige compromisso e oportunidades reais para transformar vidas.
Nas músicas e nas coleções preservadas pela F.MIS, encontramos verdadeiros mestres, professores da vida e da comunidade, que ensinaram com arte, sabedoria e exemplo. São educadores que levaram conhecimento e inspiração a multidões, seja nos palcos, nas salas de aula ou nas passarelas da vida. A todos eles, e a seus incontáveis alunos, a F.MIS expressa sua gratidão e reverência, reconhecendo o legado que deixaram para as futuras gerações.
De Cartola a Vinicius de Moraes, de Donga a Clarice Lispector, e lembrando também mestres como o imortal professor Arnaldo Niskier, encontramos em cada um o reflexo do que é ser aluno e professor. E não podemos esquecer o educador anônimo, aquele que, movido pela esperança de um mundo melhor, ensina o básico à sua comunidade, despertando consciência, cidadania e direitos.
Hoje é um dia de celebração. Este texto nasce do sonho de um professor por um país mais justo e educado. A F.MIS é, em sua essência, uma grande escola, um espaço de aprendizado vivo, com a nossa Academia MIS de Cultura e o Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin abrigando desde estudantes do ensino básico até mestrandos de grandes universidades. É a democracia do saber florescendo em nossa instituição, que contribui todos os anos com documentários, filmes, livros, teses e tantas outras formas de ensino e cultura para nossa sociedade, através de pesquisas feitas no museu.
15 de outubro de 2025.
Parabéns, em nome da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, a todos os professores e professoras do nosso Rio de Janeiro e do Brasil.
Cesar Miranda Ribeiro
Presidente da F.MIS - Jornalista, Radialista e Professor Universitário



