“Essência MIS” destaca a parceria entre a F.MIS e o Corpo de Bombeiros do Rio em podcast especial
- 23/10/2025
Você sabia que o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro tem uma forte ligação com a música? Além de salvar vidas, a cultura está enraizada nas origens da corporação, e parte dessa história está salvaguardada no acervo da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Essa relação entre memória, som e patrimônio será o tema do sétimo episódio do “Essência MIS”, que vai ao ar neste sábado (25/10), às 8h, pela Rádio Roquette-Pinto (94,1 FM) e pela Rádio MIS RJ.
“O programa é uma oportunidade de valorizarmos o papel da F.MIS na preservação da memória de instituições fundamentais para o Estado, como o Corpo de Bombeiros, que une coragem, tradição e cultura. É um diálogo entre história, música e patrimônio, que reforça nossa missão de proteger o legado cultural brasileiro”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do museu.
Fruto de uma parceria entre a F.MIS, a Rádio Roquette-Pinto e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), o episódio especial aborda a cultura da Fundação na salvaguarda da memória do Corpo de Bombeiros e a importância da prevenção de sinistros nos espaços museológicos.
Com apresentação da jornalista e gerente de produção da F.MIS, Márcia Benazzi, o podcast reúne o presidente da Fundação, Cesar, a tenente-coronel Carolina Faria, diretora do Centro Histórico Cultural do CBMERJ, e o major Fábio Contreiras, porta-voz da corporação, em uma conversa sobre a importância da memória e da segurança patrimonial. Durante o programa, eles comentam também o termo de cessão firmado em 2024 entre a F.MIS e o CBMERJ, que disponibilizou mais de 100 imagens digitalizadas de coleções históricas, entre elas, registros de Augusto Malta, Guilherme Santos, Jurandyr Noronha e Almirante, com cenas raras do início do século XX retratando a corporação em ação.
Outro destaque do episódio é a presença do nome de Anacleto de Medeiros, primeiro maestro da Banda do Corpo de Bombeiros e um dos maiores compositores de choro de todos os tempos. Sob sua regência, a banda tornou-se a mais importante do Rio de Janeiro no final do século XIX e participou das primeiras gravações realizadas no Brasil, em 1902, pela Casa Edison. No podcast, o público poderá ouvir obras emblemáticas como “No Baile (Esperança)”, “Três Estrelinhas”, “Jubileu” e “Iara (Rasga o Coração)”, que conectam a trajetória da corporação ao universo musical brasileiro.
O “Essência MIS” reforça o compromisso da Fundação com a preservação da memória sonora, visual e simbólica de instituições que fazem parte da história do Rio de Janeiro.
Ouça neste sábado (25/10), às 8h, pela Rádio Roquette-Pinto (94,1 FM) e pela Rádio MIS RJ: www.radio.mis.rj.gov.br
Publicado em 23/10/2025 por Marcelo Egypto







