F.MIS promove palestra sobre prevenção do câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa
- 24/10/2025
Hoje, 24 de outubro, a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro recebeu uma palestra especial sobre o Outubro Rosa, mediada por Marion Costa, tecnóloga em Radiologia e MBA em Gestão Hospitalar. O evento abordou informações fundamentais sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, reforçando a importância da conscientização e do conhecimento para salvar vidas.
“Promover ações de conscientização sobre saúde é parte do nosso compromisso com a sociedade. A informação correta é uma das melhores ferramentas de prevenção”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente da F.MIS.
Durante a palestra, foram apresentados dados preocupantes, a cada 15 minutos, uma mulher é diagnosticada com câncer de mama, sendo que a grande maioria só descobre a doença em estágios avançados. O evento destacou que o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo, podendo, em casos raros, também acometer homens.
Foram abordados sinais de alerta importantes, como nódulos na mama ou axila, alterações na pele, mudanças no mamilo, secreções, dor incomum e assimetrias nas mamas. Também foram detalhados os métodos de diagnóstico mais eficazes, incluindo mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética e biópsia, assim como a periodicidade recomendada de exames de rastreamento, de acordo com a faixa etária e o risco individual.
A palestra enfatizou ainda que o autoexame não é mais recomendado como método isolado de rastreamento, mas continua sendo útil para o conhecimento do próprio corpo. Mulheres com fatores de risco, como histórico familiar ou mutações genéticas, devem seguir acompanhamento mais rigoroso, enquanto aquelas sem fatores de risco devem procurar avaliação médica caso apresentem sintomas. Ao final, Cesar entregou a Marion um certificado, expressando o sincero agradecimento à palestrante.
A F.MIS reforça, por meio de eventos como este, seu papel como espaço de educação e cultura, integrando a arte e o patrimônio à promoção da saúde e da conscientização social. A instituição destaca que, quando o conhecimento chega, o medo diminui e a coragem aparece, e cada ação de informação é uma oportunidade de salvar vidas.
Publicado em 24/10/2025 por Marcelo Egypto






