F.MIS ABRE INCRIÇÕES PARA OFICINA “MEMÓRIA E ARQUIVOS PESSOAIS EM PERSPECTIVA DE FUTURO”!
- 27/10/2025
 
              Você sabe como preservar arquivos pessoais e familiares acumulados ao longo dos anos? Quer aprender? A Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro está com as inscrições abertas para a oficina “Memória e Arquivos Pessoais em Perspectiva de Futuro”, que acontecerá gratuitamente em novembro, nos dias 10, 17 e 24, e será ministrada por Guilherme do Amaral Gurgel, Doutorando em História, Política e Bens Culturais na FGV-CPDOC.
“É gratificante para a nossa Fundação compartilhar com o público uma oportunidade como essa, porque todos nós temos documentos de familiares que contam histórias importantes para a nossa e para as futuras gerações, sejam fotografias, recortes de jornais e revistas, livros, discos, objetos. Mas é preciso saber como lidar com esses arquivos, seus significados e como devem ser conservados, como é a proposta da oficina do Guilherme Gurgel”, afirmou o presidente da F.MIS, Cesar Miranda Ribeiro.
A oficina “Memória e Arquivos Pessoais em Perspectiva de Futuro”, será apresentada em três encontros: o primeiro, no dia 10 de novembro de 2025, os participantes apresentarão seus arquivos e discutirão como se constituem os arquivos pessoais e o que eles revelam. E mais: a memória como campo de disputa política; a preservação como testemunha de lutas sociais (ditaduras, colonialismo, patriarcado); e a exibição do curta-metragem “Sem a Mida Não Dá”. No segundo encontro, dia 17: Como trabalhar com seu acervo pessoal na prática? Como articular o trabalho com os arquivos institucionais? Apresentação das políticas de arquivos pessoais e instituições de memória. E, finalizando, a discussão de projetos para os arquivos pessoais trazidos pelos participantes. Nesses dois dias, o curso será na Fototeca da F. MIS, Sede Lapa, Rua Visconde de Maranguape, 15, de 9h às 13h. O Terceiro encontro, dia 24, será uma visita à Casa Acervo – Fundação Getúlio Vargas- CPDOC, também no mesmo horário.
As inscrições estão abertas e devem ser realizadas neste link: https://www.rj.gov.br/servico/oficina-memoria-e-arquivos-pessoais-em-perspectiva-de-futuro118. Ao acessar a página você vai encontrar todas as informações referentes à oficina. Mas atenção, as vagas são limitadas, faça logo a sua!
É importante lembrar que Guilherme do Amaral Gurgel doou para a F. MIS, em abril deste ano, roteiros originais de radionovelas escritos pelo seu bisavô, Amaral Gurgel, que foi também dramaturgo, ator, locutor e escritor, um dos mais importantes autores da ficção radiofônica no país. Além dos roteiros doados, foram incorporados ao acervo da Fundação, livros, documentos, cartas e objetos pessoais que ajudam a reconstruir sua trajetória, e reforçam o compromisso da instituição com a preservação e a divulgação da história da comunicação e da cultura brasileira, especialmente no que diz respeito à trajetória da radiodramaturgia nacional.
Publicado em 27/10/2025 por Márcia Benazzi
										
										
										
                    
						
						
						
						
						

