F.MIS firma acordos de cooperação e participa do 3º Encontro de Estudos do Patrimônio Cultural em Campos dos Goytacazes
- 30/10/2025
Em viagem cultural a Campos dos Goytacazes, o presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, participou da 3ª edição do Encontro de Estudos do Patrimônio Cultural, realizada na Casa de Cultura Villa Maria, centro cultural da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
“É sempre importante que o museu esteja no interior do estado, para justamente demonstrar a nossa capacidade de aglutinar todos os 92 municípios. Nós estamos trabalhando em prol de uma instituição forte e que salvaguarda a memória cultural do país”, afirmou Cesar.
O evento reuniu pesquisadores, mestres da cultura popular e a população de Campos, com uma programação que incluiu rodas de conversa, oficinas, painéis, debates e apresentações culturais. O presidente foi recebido pelo professor e diretor de cultura da instituição, Giovane do Nascimento, e pela reitora da universidade, Rosana Rodrigues.
Durante o encontro, o presidente assistiu aos debates e foi um dos palestrantes, apresentando o trabalho desenvolvido pela F.MIS. Em sua fala, destacou o funcionamento da Fundação, suas ações de preservação e os planos futuros do museu, com ênfase especial no acervo relacionado ao município de Campos, que reúne mais de 70 itens. O presidente também exibiu o vídeo institucional da F.MIS para os presentes.
O evento também foi marcado pela celebração dos Acordos de Cooperação Técnica entre a F.MIS, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Além disso, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre a F.MIS, a UENF e a Casa de Cultura Villa Maria, com foco no intercâmbio de conhecimento sobre memória oral, por meio de seminários, ações de museologia e história, e diálogos técnicos e acadêmicos voltados à preservação da memória.
“É muito importante celebrar este Acordo de Cooperação, nós estávamos esperando por isso ansiosamente, pois sabemos da importância desse acordo, ele é muito significativo para Campos, nós podermos ter acesso a esse acervo, parcerias para o desenvolvimento de público para a consulta desse material e para uma série de tantas outras ações que implementaremos em breve”, destacou Rosana Rodrigues, reitora da UENF.
A comitiva foi formada pelo presidente da Fundação, Cesar, pelo responsável pelas mídias sociais do museu, Elson Ribeiro, e pelo assessor Lucas Cabral. A presença da F.MIS em Campos dos Goytacazes reforça o compromisso da instituição com a interiorização da cultura e com o fortalecimento das redes de preservação da memória audiovisual em todo o estado do Rio de Janeiro, ampliando parcerias e estimulando o diálogo entre o museu e as instituições acadêmicas e culturais fluminenses.
Publicado em 30/10/2025 por Marcelo Egypto







