F.MIS fortalece laços culturais na Argentina e propõe parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Córdoba
- 06/11/2025
O presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som, Cesar Miranda Ribeiro, está na Argentina em uma viagem cultural e institucional que reforça o movimento de internacionalização das ações da instituição. Acompanhado de Natasha Ferrão, museóloga responsável pelo setor acadêmico e educativo da F.MIS, e do professor Norberto Gaitán, parceiro cultural da Fundação, Cesar cumpre uma agenda voltada à cooperação cultural e à ampliação de parcerias no país vizinho.
“A presença da F.MIS na Argentina reafirma nosso compromisso em promover o diálogo entre culturas e aproximar o acervo do museu de novas fronteiras. A troca com instituições e profissionais latino-americanos é essencial para ampliarmos o alcance da cultura fluminense”, destacou Cesar.
Na manhã de hoje, 6/11, o presidente esteve no Consulado-Geral do Brasil em Córdoba, onde foi recebido pela Cônsul-Geral Sônia Regina Guimarães Gomes. No encontro, discutiram a possibilidade de uma parceria para a realização de uma exposição fotográfica. Cesar destacou o interesse da Fundação em colaborar ativamente na promoção da cultura brasileira no exterior, colocando o acervo da instituição à disposição para projetos que celebrem a identidade e a diversidade do país.
Na reunião, também foi pauta o edital “Loco Por Ti, América”, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), que levará artistas fluminenses para um intercâmbio em três países da América do Sul, Argentina, Chile e Uruguai, promovendo a internacionalização da cultura fluminense.
O encontro reforça o caráter diplomático e estratégico da presença da F.MIS na Argentina, consolidando o papel da instituição como ponte cultural entre o Rio de Janeiro e outros países da América do Sul.
Publicado em 06/11/2025 por Marcelo Egypto






