Vozes do Selo MIS: “Pixinguinha 70”, na Rádio MIS RJ

  • 14/11/2025

Vozes do Selo MIS: “Pixinguinha 70”, na Rádio MIS RJ

A Rádio MIS RJ apresenta mais uma edição do projeto de playlists “Vozes do Selo MIS”, que celebra a história da música brasileira a partir do acervo fonográfico da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. O próximo episódio irá ao ar nos dias 15 e 16 de novembro, às 9h30, 15h e 21h, trazendo o disco “Pixinguinha 70”, lançado em 1968 pelo Selo MIS.

Esse concerto histórico no Theatro Municipal do Rio de Janeiro marcou um dos momentos mais emocionantes da trajetória do mestre Pixinguinha. O Selo MIS registrou não apenas a grandiosidade de sua música, mas também o reconhecimento nacional ao seu legado como um dos maiores nomes da cultura brasileira”, destaca Cesar Miranda Ribeiro, presidente da F.MIS.

Gravado ao vivo em 18 de maio de 1968, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o álbum “Pixinguinha 70” registra o concerto comemorativo pelos 70 anos do compositor, flautista e maestro Alfredo da Rocha Vianna, o eterno Pixinguinha. O evento contou com direção musical e arranjos de Radamés Gnattali, além das participações de Jacob do Bandolim, Os Boêmios, o Trio de Flautas do Theatro Municipal e as orquestras da Rádio MEC e do próprio Theatro.

Na contracapa do disco, Jacob do Bandolim escreveu um emocionante texto que combina afeto, humor e reverência, traçando a trajetória de Pixinguinha desde a infância até o reconhecimento nacional. Em um dos trechos, Jacob resume o espírito do homenageado:

“E êle, o ‘menino bom’, a tudo assistindo, tímidamente, como quem não fez nada, talvez para não desrespeitar a memória de sua avó… Ah, Pizindin: nesta não conseguimos, mas, durante muitos anos, continuaremos tentando… no pleno e legítimo direito de defesa!”

Mais do que um registro sonoro, “Pixinguinha 70” é um tributo à genialidade e à doçura de um artista que transformou o choro em arte universal. Pixinguinha foi o terceiro a prestar seu Depoimento para a Posteridade ao MIS, em 1966, retornando em 1968 para uma segunda entrevista. Hoje, o acervo da F.MIS preserva mais de 4.600 itens relacionados ao compositor, incluindo registros sonoros, documentos, fotografias e partituras.

A playlist “Vozes do Selo MIS: Pixinguinha 70” convida o público a reviver a emoção de uma noite que entrou para a história da música brasileira e reafirmou o lugar de Pixinguinha como um dos maiores gênios da nossa cultura.

Acompanhe nos dias 15 e 16 de novembro, às 9h30, 15h e 21h, na Rádio MIS RJ, e celebre o mestre que deu alma e forma ao som do Brasil.

Quer conhecer mais sobre as ações da F.MIS e suas coleções? Agende uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br

Publicado em 14/11/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Cercar Paca

Clementina de Jesus

top2
2. Lua Branca

Paulo Tapajós

top3
3. Derradeira Primavera

Elizeth Cardoso e Zimbo Trio

top4
4. Tahi

Carmen Miranda

top5
5. Marreco quer água

Pixinguinha

Oferecimento