O Presidente da F.MIS representou Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, no Festival Internacional de Jazz de Córdoba, no projeto HOLA RIO!

  • 15/11/2025

O Presidente da F.MIS representou Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, no Festival  Internacional de Jazz de Córdoba, no projeto HOLA RIO!

Uma noite de gala para a Cultura Brasileira no Teatro del Libertador General San Martín. Ontem (14), o presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, representou Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, no Festival Internacional de Jazz de Córdoba, para celebrar o terceiro ano do Festival Hola Rio.

Agradecendo aos parceiros desta missão cultural, Raul Sansica, presidente da Agencia Córdoba Cultura; ao diretor do Festival Internacional de Jazz de Córdoba(CBA Jazz), Ignacio García Vieyra; ao diretor do Teatro del Libertador San Martín, Maximiliano Olocco, e demais autoridades presentes, o presidente da F.MIS destacou em sua fala - "A importância do Festival Hola Rio sob a gestão da secretária Danielle Barros, promovendo o diálogo entre as culturas e o fortalecimento da identidade fluminense no cenário internacional. Disse ainda, que sentia orgulho de participar desse evento como presidente de uma fundação, que tem a salvaguarda de importantes acervos da Música Popular Brasileira. Ressaltou que o investimento do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no Festival Hola Rio, levando artistas para se apresentarem na Argentina, Uruguai e Chile, faz com que o Estado do Rio de Janeiro se fortaleça, o Brasil se fortaleça, e a cultura latino-americana se fortaleça cada vez mais".

Entrevistado pela emissora de televisão Telefe Córdoba, Canal 8, o presidente Cesar falou da importante missão de representar a Secretária de Cultura Danielle Barros no Festival de Jazz, e de como a união dos latino-americanos em trabalhar conjuntamente, fortalece a cultura da América do Sul. Finalizou enaltecendo a pujante cultura de Córdoba e a alegria do seu povo. Convidado para conhecer os bastidores do Teatro del Libertador General San Martín, pelo seu diretor Maximiliano Olocco, o presidente Cesar, acompanhado da museóloga da F.MIS, Natasha Ferrão, percorreu as instalações do teatro que teve seu projeto inspirado na Ópera de Paris, e foi inaugurado em 1891. Em seu palco, grandes artistas se apresentaram como Enrico Caruso, Tita Ruffo, Tito Schipa, Arturo Rubinstein, María Guerrero e Fernando Díaz de Mendoza.

E foi nesse palco consagrado por inúmeros talentos internacionais que os integrantes do grupo vocal do Rio de Janeiro, BeBossa, se apresentaram com o show "Rio eu gosto de você". Um passeio musical pela cidade maravilhosa através de sons, acordes, e canções de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Roberto Menescal, Edu Lobo, Carlos Lyra, Dorival Caymmi, Noel Rosa e muitos outros, reunindo clássicos da Bossa Nova e da Música Popular Brasileira. Com mais de 25 anos de carreira no cenário brasileiro, o BeBossa evidencia um grande trabalho na fusão da rítmica brasileira com a sofisticada harmonia do jazz e a Bossa Nova, garantindo um lugar de prestígio como montagem vocal e instrumental. Este concerto contou com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Edital "Loco Por Tí América". O Festival Internacional de Jazz de Córdoba, de 12 a 24 de novembro, organizado pelo Governo de Córdoba por meio da Agência de Cultura de Córdoba, celebra a sua décima sexta edição, com uma programação de nível internacional.

O Festival Hola Rio, sob a gestão de Danielle Barros, desde o primeiro Edital em 2023, iniciado em Madri, Espanha, esteve presente também na Colômbia, em sua segunda edição em 2024, ampliando a oportunidade para artistas e gestores culturais fluminenses. Esses importantes marcos fortaleceram os laços culturais dos dois países com o Brasil, promovendo um amplo intercâmbio entre os setores criativos. O Edital "Loco por Ti, América", levará em 2026, artistas fluminenses para intercâmbios na Argentina, Chile e Uruguai, com investimento de R$ 4,62 milhões, tendo 30 grupos contemplados. As ações ocorrerão entre novembro de 2025 e fevereiro de 2026, com destaque para a participação da Escola de Samba Salgueiro no tradicional Festival Internacional de Cosquín, nos dias 24 e 25 de janeiro, e para a presença de artistas fluminenses no Festival Internacional de Jazz de Córdoba, entre 12 e 14 de novembro. Assim, a política de internacionalização cultural do Estado do Rio de Janeiro não apenas promove a difusão da arte e da cultura fluminense no exterior, mas também reafirma o papel da cultura como vetor de desenvolvimento, diplomacia e integração entre os povos, tornando o Rio de Janeiro referência na construção de pontes culturais entre o Brasil e o mundo.

Além de representar a Secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Danielle Barros, no Festival Internacional de Jazz de Córdoba, e prestigiar a belíssima apresentação do grupo carioca BeBossa, o presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som, Cesar Miranda Ribeiro, cumpriu uma extensa e intensa agenda cultural e institucional na Argentina, fortalecendo parcerias e ampliando o diálogo com o país vizinho. A F.MIS reforça o movimento de internacionalização das suas ações aproximando o seu rico acervo, com quase um milhão de itens, de novas fronteiras, possibilitando com isso a troca com instituições e profissionais latino-americanos, ampliando cada vez mais o alcance da cultura fluminense.

Publicado em 15/11/2025 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Cercar Paca

Clementina de Jesus

top2
2. Lua Branca

Paulo Tapajós

top3
3. Derradeira Primavera

Elizeth Cardoso e Zimbo Trio

top4
4. Tahi

Carmen Miranda

top5
5. Marreco quer água

Pixinguinha

Oferecimento