O Presidente da F.MIS representou Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, no Festival Internacional de Jazz de Córdoba, no projeto HOLA RIO!
- 15/11/2025
Uma noite de gala para a Cultura Brasileira no Teatro del Libertador General San Martín. Ontem (14), o presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, representou Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, no Festival Internacional de Jazz de Córdoba, para celebrar o terceiro ano do Festival Hola Rio.
Agradecendo aos parceiros desta missão cultural, Raul Sansica, presidente da Agencia Córdoba Cultura; ao diretor do Festival Internacional de Jazz de Córdoba(CBA Jazz), Ignacio García Vieyra; ao diretor do Teatro del Libertador San Martín, Maximiliano Olocco, e demais autoridades presentes, o presidente da F.MIS destacou em sua fala - "A importância do Festival Hola Rio sob a gestão da secretária Danielle Barros, promovendo o diálogo entre as culturas e o fortalecimento da identidade fluminense no cenário internacional. Disse ainda, que sentia orgulho de participar desse evento como presidente de uma fundação, que tem a salvaguarda de importantes acervos da Música Popular Brasileira. Ressaltou que o investimento do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no Festival Hola Rio, levando artistas para se apresentarem na Argentina, Uruguai e Chile, faz com que o Estado do Rio de Janeiro se fortaleça, o Brasil se fortaleça, e a cultura latino-americana se fortaleça cada vez mais".
Entrevistado pela emissora de televisão Telefe Córdoba, Canal 8, o presidente Cesar falou da importante missão de representar a Secretária de Cultura Danielle Barros no Festival de Jazz, e de como a união dos latino-americanos em trabalhar conjuntamente, fortalece a cultura da América do Sul. Finalizou enaltecendo a pujante cultura de Córdoba e a alegria do seu povo. Convidado para conhecer os bastidores do Teatro del Libertador General San Martín, pelo seu diretor Maximiliano Olocco, o presidente Cesar, acompanhado da museóloga da F.MIS, Natasha Ferrão, percorreu as instalações do teatro que teve seu projeto inspirado na Ópera de Paris, e foi inaugurado em 1891. Em seu palco, grandes artistas se apresentaram como Enrico Caruso, Tita Ruffo, Tito Schipa, Arturo Rubinstein, María Guerrero e Fernando Díaz de Mendoza.
E foi nesse palco consagrado por inúmeros talentos internacionais que os integrantes do grupo vocal do Rio de Janeiro, BeBossa, se apresentaram com o show "Rio eu gosto de você". Um passeio musical pela cidade maravilhosa através de sons, acordes, e canções de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Roberto Menescal, Edu Lobo, Carlos Lyra, Dorival Caymmi, Noel Rosa e muitos outros, reunindo clássicos da Bossa Nova e da Música Popular Brasileira. Com mais de 25 anos de carreira no cenário brasileiro, o BeBossa evidencia um grande trabalho na fusão da rítmica brasileira com a sofisticada harmonia do jazz e a Bossa Nova, garantindo um lugar de prestígio como montagem vocal e instrumental. Este concerto contou com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Edital "Loco Por Tí América". O Festival Internacional de Jazz de Córdoba, de 12 a 24 de novembro, organizado pelo Governo de Córdoba por meio da Agência de Cultura de Córdoba, celebra a sua décima sexta edição, com uma programação de nível internacional.
O Festival Hola Rio, sob a gestão de Danielle Barros, desde o primeiro Edital em 2023, iniciado em Madri, Espanha, esteve presente também na Colômbia, em sua segunda edição em 2024, ampliando a oportunidade para artistas e gestores culturais fluminenses. Esses importantes marcos fortaleceram os laços culturais dos dois países com o Brasil, promovendo um amplo intercâmbio entre os setores criativos. O Edital "Loco por Ti, América", levará em 2026, artistas fluminenses para intercâmbios na Argentina, Chile e Uruguai, com investimento de R$ 4,62 milhões, tendo 30 grupos contemplados. As ações ocorrerão entre novembro de 2025 e fevereiro de 2026, com destaque para a participação da Escola de Samba Salgueiro no tradicional Festival Internacional de Cosquín, nos dias 24 e 25 de janeiro, e para a presença de artistas fluminenses no Festival Internacional de Jazz de Córdoba, entre 12 e 14 de novembro. Assim, a política de internacionalização cultural do Estado do Rio de Janeiro não apenas promove a difusão da arte e da cultura fluminense no exterior, mas também reafirma o papel da cultura como vetor de desenvolvimento, diplomacia e integração entre os povos, tornando o Rio de Janeiro referência na construção de pontes culturais entre o Brasil e o mundo.
Além de representar a Secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Danielle Barros, no Festival Internacional de Jazz de Córdoba, e prestigiar a belíssima apresentação do grupo carioca BeBossa, o presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som, Cesar Miranda Ribeiro, cumpriu uma extensa e intensa agenda cultural e institucional na Argentina, fortalecendo parcerias e ampliando o diálogo com o país vizinho. A F.MIS reforça o movimento de internacionalização das suas ações aproximando o seu rico acervo, com quase um milhão de itens, de novas fronteiras, possibilitando com isso a troca com instituições e profissionais latino-americanos, ampliando cada vez mais o alcance da cultura fluminense.
Publicado em 15/11/2025 por Márcia Benazzi








