F.MIS participa das atividades do segundo dia do III Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, em Curitiba
- 28/11/2025
Ontem, 27/11, dando continuidade à agenda institucional em Curitiba, o presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, e a jornalista e gerente de produção da instituição, Márcia Benazzi, participaram de uma série de atividades do segundo dia do III Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, realizado no MIS-PR.
“Estar aqui é uma oportunidade única de fortalecermos os laços entre os museus da imagem e do som do país e compartilharmos o trabalho que a F.MIS vem desenvolvendo, sobretudo na área de preservação e pesquisa”, destacou o presidente.
A programação começou com a Mesa da Comissão do Fórum MIS, que reuniu representantes de diferentes instituições do país, Aline Albuquerque (MIS-CE), Thiago Velozo (MIS-BH), Mirele Camargo (MIS-PR) e Gisele Garcia (MIS-GO). Na abertura, os integrantes fizeram um panorama das edições anteriores do fórum e apresentaram suas expectativas e impressões sobre a edição de 2025.
Em seguida, Cesar e Márcia participaram da Formação do Grupo de Trabalho de Acervo e Pesquisa. A F.MIS se destacou pela robustez e relevância de seu acervo e pelas contribuições apresentadas pelo presidente. Ele falou sobre as coleções da instituição, o processo de climatização das reservas técnicas conduzido pela atual gestão, o Depoimento para a Posteridade com a IA Orion Nova, a futura doação do acervo de Bibi Ferreira e a importância da salvaguarda de personalidades fundamentais como Pixinguinha, Heitor dos Prazeres e Dorival Caymmi. O grupo contou com a participação de profissionais de diversas instituições, José Maria (MIS-SP), Thiago Velozo (MIS-BH), Luis Gustavo (UENF), Cândido Gazzoni (MIS-SC), Claudemir Moreira (ASCAFB) e Bruno Packard (ASCAFB). Todos compartilharam suas experiências e desafios no trabalho com acervos e pesquisa, criando um ambiente de troca intensa de conhecimentos.
Cesar e Márcia acompanharam o MasterClass “Novas Tecnologias de Armazenamento Digital”, ministrado por Dalton Martins, do IBRAM. A apresentação abordou a situação dos serviços digitais na infraestrutura pública brasileira, a organização da infraestrutura de dados em nível mundial, estratégias nacionais voltadas à transformação digital e modelos de preservação de longo prazo para acervos digitais, entre outros temas fundamentais para o futuro das instituições culturais.
As atividades reforçaram a importância da participação ativa da F.MIS no fórum, ampliando sua visibilidade nacional e contribuindo para a consolidação de uma rede colaborativa entre os Museus da Imagem e do Som do Brasil.
Publicado em 28/11/2025 por Marcelo Egypto






