Vozes do Selo MIS: “Luperce Miranda interpreta Luperce Miranda”, na Rádio MIS RJ
- 29/11/2025
A Rádio MIS RJ apresenta mais uma edição do projeto de playlists “Vozes do Selo MIS”, que celebra a história da música brasileira a partir do acervo fonográfico da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. O próximo episódio irá ao ar nos dias 29 e 30 de novembro, às 9h30, 15h e 21h, trazendo o disco “Luperce Miranda interpreta Luperce Miranda”, lançado em 1978 pelo Selo MIS.
“Este álbum é um testemunho magnífico da genialidade de Luperce Miranda, um dos grandes virtuoses do bandolim na história da música brasileira. Além de intérprete brilhante, ele foi um compositor de talento refinado, cuja obra merece sempre ser revisitada e celebrada”, destaca Cesar Miranda Ribeiro, presidente da F.MIS.
Luperce Bezerra Pessoa de Miranda é considerado um dos maiores bandolinistas que o Brasil já teve, um músico cuja destreza técnica, expressividade e domínio instrumental o colocaram entre os grandes mestres do choro e da música popular do século XX. Embora sua vida artística tenha sido permeada por controvérsias, como a recorrente associação, posteriormente contestada, ao conjunto Turunas da Mauricéia, sua relevância permanece incontestável. Multi-instrumentista prodigioso, Luperce dominava piano, viola sertaneja, violino, guitarra portuguesa, bandola, violão tenor, entre outros instrumentos, e participou de gravações ao lado de nomes como Carmen Miranda, Francisco Alves, Mário Reis e diversos ícones da época.
Na contracapa do LP, Herminio Bello de Carvalho, que acompanhou de perto a trajetória do bandolinista, escreveu um texto emocionante e detalhado. Em um dos trechos mais marcantes, ele afirma:
“Mas o fato indiscutível é que foi um virtuoso no bandolim, além de dominar toda uma série de instrumentos […]. Sua obra de compositor, tão pouco valorizada, prevalecerá em sua biografia, que não se encerra com sua morte, em 5 de abril de 1977.”
Herminio relembra ainda momentos íntimos da relação de Luperce com a F.MIS, incluindo sua ansiedade e expectativa pelo lançamento deste disco, gravado no estúdio do museu com acompanhamento de um conjunto de grandes músicos e com Paulo Lavrador na técnica de som. O texto também guarda uma nota dolorosa, Luperce faleceu no mesmo dia em que realizaria uma gravação para o programa de Herminio na TV Educativa.
“Luperce Miranda interpreta Luperce Miranda” é mais que um álbum, é um documento definitivo sobre um artista monumental, que deixou um legado de elegância, inovação e profundo conhecimento musical. A playlist desta edição do Vozes do Selo MIS revisita essa obra preciosa e convida o público a se encantar com a força criativa e o virtuosismo de um dos maiores músicos do Brasil.
A playlist será exibida nos dias 29 e 30 de novembro, às 9h30, 15h e 21h, na Rádio MIS RJ.
Quer conhecer mais sobre as ações da F.MIS e suas coleções? Agende uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br.
Publicado em 29/11/2025 por Marcelo Egypto






