Banco de Dados do MIS sob a coordenação da historiadora Mariana Pontim
- 13/09/2021

Mais uma palestra da Academia MIS de Cultura na tarde de hoje (13/09), ministrada por Mariana Pontim para os servidores do museu, apresentou o trabalho desenvolvido pela historiadora à frente do Banco de Dados da instituição.
Para o presidente do Museu da Imagem e do Som, Cesar Miranda Ribeiro, “é importante ressaltar que as palestras apresentadas até esta data traçam um painel real dos setores que integram o museu, retratando seus conteúdos, aspectos básicos da rotina operacional, as dificuldades, os objetivos, e quais as alternativas para melhorar o atendimento e o acesso à informação, tanto do pesquisador quanto da população. A Academia MIS de Cultura tem esse caráter, de manter os servidores atualizados com relação à missão do MIS”.
Mariana Pontim explicou que o Banco de Dados é uma forma de exibição do ato de documentar a pesquisa, mas também veículo para a prática da documentação e fonte para realização de outras pesquisas, além de ser um facilitador de acesso para os próprios servidores do museu. São muitos os pontos positivos do Banco de Dados do MIS, trabalhando integrado com os demais setores na divulgação do seu rico acervo, ele democratiza o acesso ao conhecimento histórico, cultural, artístico e à memória do seu povo.
O funcionamento da Academia MIS de Cultura é restritivo aos servidores do museu, e ocorrerá sempre às segundas-feiras, quando a instituição está fechada para visitantes e pesquisadores. Semanalmente, um servidor será responsável pela palestra apresentando aos demais o seu conhecimento técnico, para melhoria da qualidade dos serviços internos e externos do MIS RJ.
Publicado em 13/09/21 por Márcia Benazzi