“Essência MIS – Temporada Musical” destaca o Selo “Orlando Silva”

  • 06/12/2025

“Essência MIS – Temporada Musical” destaca o Selo “Orlando Silva”

Fruto de um Acordo de Cooperação entre a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e a Rádio Roquette-Pinto, vai ao ar neste sábado, 6/12, o sexto episódio da série “Essência MIS – Temporada Musical”, transmitida semanalmente, aos sábados, das 8h às 9h da manhã. A atração, veiculada simultaneamente pela Rádio Roquette-Pinto e pela Rádio MIS RJ, apresenta ao público mais um capítulo do legado fonográfico da instituição, revisitando desta vez o Selo MIS “Orlando Silva”, lançado em 1979.

O Selo MIS ‘Orlando Silva’ é uma joia para a memória cultural do país. Revisitar essas gravações é reafirmar nossa missão de preservar, difundir e valorizar o patrimônio musical brasileiro. Cada faixa resgatada desse LP é um fragmento vivo da história do rádio, da música popular brasileira e da trajetória de um dos maiores intérpretes do século XX”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do museu.

Lançado a partir de gravações ao vivo realizadas em programas da Rádio Nacional, e recuperadas de acetatos radiofônicos preservados pelo MIS, o disco reúne interpretações históricas de Orlando Silva, o “cantor das multidões”. Trata-se de um documento único que captura a expressividade, a técnica vocal e o apelo popular de um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, em registros raríssimos que poderiam ter se perdido sem a ação preservacionista do museu.

O episódio apresenta ao público as 12 faixas do LP, incluindo obras emblemáticas como “Sertaneja”, “Exaltação à Cor”, “Amor… Saudade”, “Brigamos Outra Vez”, “Brasa”, “Tem Dó”, “Sabe Quem É? Você!”, “Pedras Dispersas”, “Amigo Leal”, “Caprichos do Destino”, “Moreninha” e “A Última Canção”. Cada bloco do programa traz análises sobre as letras, as interpretações e o contexto das gravações, formando um percurso afetivo, histórico e musical pela obra do artista.

O programa destaca ainda o papel fundamental do Selo MIS, projeto pioneiro criado em 1965 que ampliou a atuação da instituição para além da preservação, passando também a produzir e lançar discos históricos, recuperar registros raros e divulgar trechos importantes da série Depoimentos para a Posteridade, responsável por registrar e eternizar depoimentos de grandes personalidades da cultura brasileira.

O episódio será apresentado por Marcelo Egypto, assessor de comunicação da F.MIS, e Elson Ribeiro, responsável pelas mídias sociais da instituição. A curadoria musical é de Carlos Filho, do setor sonoro da F.MIS, com tratamento de áudio e sonorização de Renato Alencar.

Para ouvir, basta sintonizar a Rádio Roquette-Pinto (94,1 FM) ou acompanhar pela Rádio MIS RJ, no link: https://www.radio.mis.rj.gov.br/

Publicado em 06/12/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Cercar Paca

Clementina de Jesus

top2
2. Lua Branca

Paulo Tapajós

top3
3. Derradeira Primavera

Elizeth Cardoso e Zimbo Trio

top4
4. Tahi

Carmen Miranda

top5
5. Marreco quer água

Pixinguinha

Oferecimento