F.MIS recebe certificado IPCEAT de Eficiência em Economia Criativa e se torna o primeiro museu do Brasil a conquistar o selo
- 12/12/2025
Nesta semana, a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro recebeu o certificado “Eficiência em Economia Criativa IPCEAT”, entregue por Bruno Guerra, presidente do Instituto de Pesquisa e Consultoria de Estudos Avançados e Tecnológicos (IPCEAT). A homenagem marca um reconhecimento inédito, a F.MIS é agora o primeiro museu do país a conquistar essa certificação.
“Esse reconhecimento reafirma que estamos no caminho certo. Ele valoriza o trabalho de toda a nossa equipe e o compromisso da F.MIS com inovação, sustentabilidade, preservação da memória e fortalecimento da economia criativa no estado do Rio de Janeiro”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente da Fundação.
O certificado destaca o papel da F.MIS na preservação da cultura brasileira e na valorização da memória nacional, ressaltando seu compromisso com práticas culturais sustentáveis, criatividade, ecoeficiência, os 6Rs do IPCEAT e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Reconhece ainda a instituição como “patrimônio vivo da cultura brasileira e referência nacional na integração entre história, arte, sustentabilidade e economia criativa”.
Além da F.MIS e de seu presidente, também foram homenageados o presidente da Rádio Roquette-Pinto, Fernando Nogueira, e Marcos Nauer, cocriador da IA Orion Nova, que igualmente receberam certificados por suas contribuições ao fortalecimento do ecossistema cultural e tecnológico.
A certificação marca mais um capítulo significativo no trabalho da F.MIS, reforçando sua missão permanente de preservar o passado, dialogar com o presente e construir pontes para o futuro da cultura brasileira. O Selo está disponível em nosso site.
Publicado em 12/12/2025 por Marcelo Egypto








