OS 71 ANOS DA TV NO BRASIL

  • 18/09/2021

OS 71 ANOS DA TV NO BRASIL

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem em seu acervo tridimensional TVs muito antigas, verdadeiras raridades, da época em que ela surgiu no Brasil e revolucionou os lares brasileiros na década de 50. Para homenagear esse veículo de massa que acompanhou várias gerações, evoluiu através dos tempos e hoje está em nossas mãos através dos smartphones, a Rádio MIS RJ disponibiliza para você ouvinte e também telespectador, um vídeo em homenagem aos 71 anos da TV no Brasil!

Mas para quem não conhece a sua verdadeira história e acha que ela sempre foi dinâmica, multicolorida e digital, é importante dizer que a TV nasceu na base do improviso, inexperiência, contratempos e muita tensão porque, em 18 de setembro de 1950, data da sua primeira transmissão, quase entra para a história da comunicação brasileira como o dia em que se tentou, em vão, fazer TV no Brasil. Vencidos os problemas técnicos, naquela noite às 20h30, Walter Forster, ator convidado para a inauguração disse “está no ar a PRF-3, TV Tupi de São Paulo, a primeira estação de televisão da América Latina”. E o fenômeno chamado TV marcaria para sempre a história brasileira do século XX.

Para o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, “a TV faz parte da minha vida de uma forma intensa e muito rica porque dediquei mais de trinta e cinco anos trabalhando como diretor, editor e produtor em diversos programas de grande audiência em uma emissora carioca. É um veículo admirável, capaz de mobilizar a sociedade através dos seus programas de variedades, novelas, humor, filmes, jornalismo, esporte, levando cultura, educação e entretenimento para as famílias brasileiras”.

No acervo do museu, grandes nomes que fizeram a história da TV Brasileira, trabalhando nos bastidores e na frente das câmeras, deixaram seus registros para sempre perpetuados através dos Depoimentos para a Posteridade, como Chacrinha, Agildo Ribeiro, Antônio Fagundes, Ary Fontoura, Betty Faria, Carlos Manga, Chico Anísio, Daniel Filho, Dercy Gonçalves, Gilberto Braga, Grande Otelo, Hugo Carvana, José Wilker, Marco Nanini, Marília Pera, Mário Lago, Mauro Mendonça, Milton Gonçalves,Nathalia Timberg, Nicette Bruno, Norma Bengell, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, Paulo Gracindo, Paulo José,Ruth de Souza, Sérgio Brito, Stenio Garcia, Tonia Carrero, Ziembinski, Janete Clair e muitos outros que estão com suas histórias documentadas e disponíveis para consulta através do e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br. Boa pesquisa, e viva a TV Brasileira!

Publicado em 18/09/21 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. As rosas não falam

Waldir Azevedo

top2
2. Corta jaca

Abel Ferreira

top3
3. O coração não errou

Hermínio Bello

top4
4. E o tempo passou

Herivelto Martins

top5
5. Sofres porque queres

Waldir Azevedo

Anunciantes