“Essência MIS – Temporada Musical” encerra série com o Selo “Pixinguinha 70”

  • 26/12/2025

“Essência MIS – Temporada Musical” encerra série com o Selo “Pixinguinha 70”

Fruto de um Acordo de Cooperação entre a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e a Rádio Roquette-Pinto, irá ao ar neste sábado, 27/12, o nono e último episódio da série “Essência MIS – Temporada Musical”, transmitida semanalmente, aos sábados, das 8h às 9h da manhã. A atração, veiculada simultaneamente pela Rádio Roquette-Pinto e pela Rádio MIS RJ, encerra a temporada homenageando um dos maiores nomes da cultura brasileira, ao revisitar o Selo MIS “Pixinguinha 70”, lançado em 1968.

Encerrar a temporada do Essência MIS com o Selo ‘Pixinguinha 70’ é reafirmar a centralidade desse artista na formação da música brasileira e também o papel histórico da F.MIS na preservação de sua memória. Trata-se de um registro emblemático, que celebra Pixinguinha em vida e reúne gerações de músicos em torno de sua obra, reafirmando o compromisso do museu com a valorização do nosso patrimônio musical”, destacou Cesar Miranda Ribeiro, presidente da Fundação.

O Selo MIS “Pixinguinha 70” registra o concerto comemorativo pelos 70 anos de Alfredo da Rocha Vianna, realizado em 18 de maio de 1968, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com direção musical e arranjos de Radamés Gnattali, o espetáculo reuniu nomes fundamentais da música brasileira, como Jacob do Bandolim, o conjunto Os Boêmios, o Trio de Flautas do Theatro Municipal, além das orquestras da Rádio MEC e do próprio Theatro Municipal, configurando um encontro histórico de gerações, linguagens e afetos.

O episódio percorre as faixas que compõem este registro histórico, apresentando obras emblemáticas de Pixinguinha e de seus parceiros. Entre os destaques estão “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro, com participação de Jacob do Bandolim e Radamés Gnattali; “Uma Rosa Para Pixinguinha”, de Radamés Gnattali; e “Vou Pra Casa”, além de composições como “Lamento”, “Ingênuo”, “Os Cinco Companheiros”, “Rosa”, “Passatempo” e “Gargalhada”, que revelam a riqueza melódica, o lirismo e a inventividade do compositor.

O programa destaca ainda a relação profunda de Pixinguinha com o Museu da Imagem e do Som. O artista foi o terceiro a integrar a série Depoimentos para a Posteridade, em 1966, retornando ao museu em 1968 para uma segunda entrevista. Atualmente, o acervo da F.MIS preserva mais de 4.600 itens relacionados a Pixinguinha, entre registros sonoros, documentos, fotografias e partituras, constituindo um dos mais importantes conjuntos dedicados ao compositor no país.

Além da audição comentada das faixas, o episódio apresenta trechos do texto escrito por Jacob do Bandolim para a contracapa do LP, no qual o músico traça um retrato afetuoso, humano e bem-humorado de Pixinguinha, destacando sua timidez, generosidade e grandeza artística, contribuindo para a compreensão do espírito que atravessa todo o álbum.

Mais do que encerrar uma temporada, o episódio reafirma o papel do Selo MIS, projeto pioneiro criado em 1965, que ampliou a atuação do museu para além da preservação de imagens e sons, passando também a produzir e lançar discos históricos, recuperar registros raros e salvaguardar capítulos fundamentais da música brasileira.

O programa é apresentado por Marcelo Egypto, assessor de comunicação da F.MIS, e Elson Ribeiro, responsável pelas mídias sociais da instituição. A curadoria musical é de Carlos Filho, do setor Sonoro da F.MIS, com tratamento de áudio e sonorização de Renato Alencar.

Para ouvir, basta sintonizar a Rádio Roquette-Pinto (94,1 FM) ou acompanhar pela Rádio MIS RJ, no link: https://www.radio.mis.rj.gov.br/

Publicado em 26/12/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento