“Essência MIS – Carmen Miranda Inesquecível” revisita lembranças de Hollywood no segundo episódio da temporada
- 10/01/2026
Fruto de um Acordo de Cooperação entre a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e a Rádio Roquette-Pinto, irá ao ar neste sábado, 10/1, o segundo episódio da série “Essência MIS – Carmen Miranda Inesquecível”, transmitida semanalmente, aos sábados, das 8h às 9h da manhã. Com o tema “Carmen Miranda, lembranças de Hollywood”, o segundo episódio aprofunda a trajetória internacional da artista, destacando o período em que a Pequena Notável viveu e trabalhou nos Estados Unidos, consolidando-se como um ícone mundial da música e do cinema.
“O acervo sonoro da Fundação é extraordinário e permite revisitar não apenas a obra musical de Carmen Miranda, mas também os contextos históricos, culturais e afetivos que cercaram sua trajetória. Ao abordar o período de Hollywood, o programa amplia o olhar sobre a artista, revelando seus desafios, conquistas e a dimensão internacional de um talento brasileiro que atravessou fronteiras”, destaca Cesar Miranda Ribeiro, presidente da F.MIS.
O episódio intercala interpretações inesquecíveis de Carmen Miranda, preservadas no acervo sonoro do MIS RJ, com curiosidades e relatos sobre seus últimos anos de vida nos Estados Unidos. O programa se apoia especialmente no trabalho da jornalista Dulce Damasceno, principal correspondente da revista O Cruzeiro em Hollywood na década de 1950, que registrou em tom confessional reflexões de Carmen sobre fama, carreira, dinheiro, sucesso e solidão.
O repertório musical percorre diferentes fases da artista, com canções como “Quem Canta, Seus Males Espanta”, “Você Não Tem Pena”, “Cantores do Rádio”, “Rancor”, “Não Fui Eu”, “Capelinha do Coração”, “Meu Balão Subiu… Subiu”, “Pra Quem Deve” e “Triste Sambista”, revelando a versatilidade vocal e interpretativa que fez de Carmen uma figura única na história da música popular brasileira.
O episódio também destaca a dimensão internacional de sua carreira, com o encontro musical entre Carmen Miranda e o trio The Andrews Sisters, em gravações como “The Matador” e “Cuanto La Gusta”. Essas canções simbolizam o diálogo cultural entre o samba brasileiro e o swing norte-americano, traduzindo o impacto da presença de Carmen em Hollywood e sua capacidade de criar pontes entre diferentes universos musicais.
O programa é apresentado por Natasha Ferrão, museóloga e coordenadora do setor acadêmico da F.MIS. A curadoria musical é de Carlos Filho, do setor Sonoro da Fundação, com tratamento de áudio e sonorização de Renato Alencar.
Para ouvir, basta sintonizar a Rádio Roquette-Pinto (94,1 FM) ou acompanhar pela Rádio MIS RJ, no link:https://www.radio.mis.rj.gov.br/
Publicado em 10/1/2026 por Marcelo Egypto







