“Essência MIS – Carmen Miranda Inesquecível” destaca o legado duradouro da Pequena Notável no terceiro episódio da temporada
- 17/01/2026
Fruto de um Acordo de Cooperação entre a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e a Rádio Roquette-Pinto, irá ao ar neste sábado, 17/1, o terceiro episódio da série “Essência MIS – Carmen Miranda Inesquecível”, transmitida semanalmente, aos sábados, das 8h às 9h da manhã. Com o tema “O legado duradouro de Carmen Miranda”, o programa aprofunda a reflexão sobre a permanência simbólica, artística e cultural da cantora, cuja trajetória ultrapassou fronteiras e continua a inspirar gerações, mesmo décadas após sua morte.
“Carmen Miranda é uma artista cuja importância não se limita à sua obra musical ou à sua projeção internacional. Seu legado atravessa o tempo e se manifesta na memória coletiva, nas instituições culturais e na forma como o Brasil passou a se reconhecer no cenário mundial. O acervo da Fundação permite compreender como essa herança foi construída, preservada e continuamente ressignificada”, destaca Cesar Miranda Ribeiro, presidente da F.MIS.
O episódio percorre a consolidação do legado de Carmen a partir de sua consagração internacional, sem deixar de abordar os riscos e desafios enfrentados pela artista ao se lançar no mercado cultural norte-americano a partir de 1939. A narrativa recupera relatos históricos, como as memórias de Aloysio de Oliveira, músico e integrante do Bando da Lua, que descreveu o impacto da presença de Carmen nos palcos da Broadway e sua capacidade de hipnotizar plateias com carisma, força cênica e identidade própria.
A atração também enfatiza o papel fundamental da preservação institucional na permanência da memória da artista. Menos de um ano após sua morte, em 1955, a revista “O Cruzeiro” já anunciava a ideia da criação de um museu em sua homenagem. A coleção de Carmen, trazida dos Estados Unidos para o Brasil, percorreu um longo caminho até a inauguração do Museu Carmen Miranda, em 1976, passando por exposições históricas, entre elas, “Doze anos sem Carmen Miranda”, realizada em 1967 no MIS RJ, que recebeu mais de 100 mil visitantes e consolidou o museu como pioneiro em homenagens dedicadas integralmente à cantora.
O repertório musical do episódio reforça essa trajetória e apresenta gravações realizadas entre 1931 e 1933, preservadas no acervo sonoro da Fundação. Entre as canções destacadas estão “E Depois”, “Bamboleô”, “Sonhei Que Era Feliz”, “Isola, Isola”, “Nosso Amô Veio Dum Sonho”, “Feitiço Gorado”, “Quando Me Lembro”, “Por Causa de Você”, além de clássicos como “Tenho um Novo Amor”, “Mulato de Qualidade” e “Assim Sim”. O programa se encerra com músicas que reafirmam a força interpretativa de Carmen, como “Piaçaba Pra Vassoura”, “Chegou a Hora da Fogueira” e “Tarde na Serra”.
Mais do que revisitar canções, o terceiro episódio de “Essência MIS – Carmen Miranda Inesquecível” reafirma o papel da F.MIS como guardiã da memória cultural brasileira, evidenciando como o legado da artista segue vivo por meio da preservação de registros sonoros, iconográficos e documentais que permitem compreender sua relevância histórica e simbólica.
O programa é apresentado por Natasha Ferrão, museóloga e coordenadora do setor acadêmico da F.MIS. A curadoria musical também é assinada por Natasha, com captação de som de André Luis e tratamento de áudio e sonorização de Renato Alencar.
Para ouvir, basta sintonizar a Rádio Roquette-Pinto (94,1 FM) ou acompanhar pela Rádio MIS RJ, no link: https://www.radio.mis.rj.gov.br/
Publicado em 17/1/2026 por Marcelo Egypto






