F.MIS recebe Delegado do Comitê Olímpico Italiano no Brasil e discute parcerias culturais e esportivas

  • 30/01/2026

F.MIS recebe Delegado do Comitê Olímpico Italiano no Brasil e discute parcerias culturais e esportivas

Hoje, 30/1, o presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, recebeu em seu gabinete, na sede do museu, Alfredo Apicella, napolitano de nascimento e Delegado do Comitê Olímpico Nacional Italiano no Brasil (CONI-Brasile), para uma reunião institucional voltada à construção de possíveis parcerias entre Brasil e Itália.

''A F.MIS entende a cultura como um campo de diálogo permanente, capaz de integrar linguagens, países e histórias. Pensar parcerias com a Itália, especialmente a partir da relação entre esporte, cinema e música, amplia nossa atuação internacional e reafirma o museu como um espaço de encontros entre memória, arte e contemporaneidade”, destacou Cesar.

Durante a reunião, que contou com a participação da coordenadora da Divisão de Cinema da F.MIS, Juliana Botelho, foram discutidas possibilidades de cooperação cultural que envolvem o intercâmbio entre os dois países, com especial atenção à relação entre o esporte e as expressões artísticas, como o cinema e a música. A pauta incluiu reflexões sobre como o audiovisual pode registrar, interpretar e ampliar o alcance simbólico das práticas esportivas, valorizando narrativas que atravessam gerações

Outro ponto abordado foi o apoio institucional no âmbito esportivo, considerando o esporte como ferramenta de integração social, cultural e educativa. A conversa destacou o potencial de projetos conjuntos que articulem memória esportiva, produção cultural e ações formativas, dialogando com o acervo e a vocação da F.MIS para a preservação e difusão da memória da imagem e do som.

A reunião com Alfredo Apicella integra a estratégia da atual gestão de fortalecer a presença internacional da F.MIS, ampliando redes de cooperação e estabelecendo parcerias que conectem cultura, esporte e patrimônio. As iniciativas também assumem relevância estratégica e social para a Comunidade Ítalo-Brasileira, que reúne cerca de 36 milhões de descendentes no Brasil, sendo aproximadamente 700 mil no Estado do Rio de Janeiro. Projetos que articulam esporte, música e cinema tornam-se instrumentos de integração, identidade e pertencimento, aproximando culturas e reforçando o papel da F.MIS como instituição aberta ao diálogo global e à construção de pontes entre diferentes campos da criação e do conhecimento.

Publicado em 30/1/2026 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento