Vozes do Selo MIS: “As Dez Grandes Escolas Cantam Para a Posteridade Seus Sambas-Enredo de 1968”, na Rádio MIS RJ

  • 05/02/2026

Vozes do Selo MIS: “As Dez Grandes Escolas Cantam Para a Posteridade Seus Sambas-Enredo de 1968”, na Rádio MIS RJ

A Rádio MIS RJ apresenta mais uma edição do projeto de playlists “Vozes do Selo MIS”, que celebra a história da música brasileira a partir do acervo fonográfico da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. O próximo episódio irá ao ar nos dias 7 e 8 de fevereiro, às 9h30, 15h e 21h, trazendo o Selo MIS “As Dez Grandes Escolas Cantam Para a Posteridade Seus Sambas-Enredo de 1968”, lançado no próprio ano de 1968.

Este disco representa um marco na preservação da memória do carnaval carioca e da música popular brasileira. Ao registrar, pela primeira vez em um único LP, os sambas-enredo das grandes escolas de samba do então grupo especial, a F.MIS reafirma seu compromisso histórico com a salvaguarda das manifestações culturais que expressam a identidade do povo do Rio de Janeiro”, destaca Cesar Miranda Ribeiro, presidente da F.MIS.

Lançado em 1968, o disco foi o primeiro registro fonográfico a reunir os sambas-enredo das escolas de samba do grupo especial, consolidando-se como um documento fundamental da história do carnaval. Participam desta gravação as escolas Mangueira, Unidos de São Carlos, Império Serrano, Independente do Leblon, Unidos de Vila Isabel, Mocidade Independente de Padre Miguel, Salgueiro, Império da Tijuca, Unidos de Lucas e Portela, representando a diversidade estética, musical e comunitária do samba carioca.

Na contracapa original do LP, o especialista em carnaval Aroldo Bonifácio contextualiza a importância histórica da iniciativa, ao afirmar que o Museu da Imagem e do Som gravava, naquele momento, “para a posteridade do futuro Museu do Carnaval”, os sambas-enredo e a história das escolas de samba do então Estado da Guanabara. O texto ressalta o compromisso da F.MIS em preservar a autenticidade dessas manifestações, registradas com os ritmos, coros e intérpretes das próprias agremiações.

Aroldo Bonifácio destaca ainda a presença de personagens centrais do samba, como a batuta de André, da Mocidade Independente de Padre Miguel; os violões de Cartola e Darcy, da Mangueira; as vozes de Mano Décio e Malequim, do Império Serrano; Oscar Bigode, da Portela; além das contribuições de escolas então promovidas ao grupo especial, como a Independente do Leblon e os Unidos de São Carlos. O texto menciona também o canto de Mário Pereira, do Império da Tijuca, a harmonia do conjunto da Unidos de Vila Isabel, a revelação do solista Abílio, dos Unidos de Lucas, e a presença de grandes compositores, como Noel Rosa de Oliveira, no coro do Salgueiro.

Esses elementos conferem ao disco um caráter coletivo e autêntico, preservando o samba-enredo em sua forma viva, ligada à comunidade, à oralidade e ao espírito do desfile. Como ressalta Aroldo, trata-se de um acervo de valor histórico incalculável, destinado a integrar as discotecas de todos os apreciadores da autêntica música popular brasileira.

Mais do que um registro musical, “As Dez Grandes Escolas Cantam Para a Posteridade Seus Sambas-Enredo de 1968” é um documento sonoro que eterniza um momento decisivo da história do carnaval e da cultura popular do Rio de Janeiro. A nova edição do Vozes do Selo MIS convida o público a revisitar esse patrimônio imaterial, mantido vivo pelo trabalho contínuo da F.MIS na preservação, catalogação e difusão de seu acervo fonográfico.

A playlist será exibida nos dias 7 e 8 de fevereiro, às 9h30, 15h e 21h, na Rádio MIS RJ.

Quer conhecer mais sobre as ações da F.MIS e suas coleções? Agende uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br.

Publicado em 5/2/2026 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento