Plano Museológico é o tema da Academia MIS de Cultura
- 27/09/2021
Na tarde de hoje (27/09), a diretora técnica operacional do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Gabriela Alevato, em sua palestra na Academia MIS de Cultura, falou sobre a importância do Plano Museológico como ferramenta básica e imprescindível para as atividades do museu, e primordial para o planejamento e a gestão da instituição.
Para o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro, “Gabriela, com pouco mais de um mês de atuação junto a equipe, traçou um painel realista e esclarecedor para os servidores da nossa instituição sobre a importância do fazer coletivo nessa missão do Plano Museológico. Tanto a palestra de hoje quanto as anteriores vem proporcionando, principalmente, maior consciência do trabalho desenvolvido por cada um nos diferentes setores e melhoria no atendimento à população”.
Formada em museologia, Gabriela Alevato, enalteceu as diversas potencialidades do MIS e seu destaque como instituição representativa da Música Popular Brasileira, e que não tem nada mais contemporâneo que a imagem e o som. Falou também sobre a legislação brasileira, com seus marcos regulatórios,que amparam e protegem o patrimônio histórico e artístico nacional. Os desafios elencados são muitos, desde a organização do trabalho interno, definição de prioridades para a realização dos projetos até as diferentes fases de implantação dos diversos programas. Finalizou a apresentação dizendo que o Plano Museológico é feito por todos os servidores, e arrematou com a frase “Vamos fazer? ”
O funcionamento da Academia MIS de Cultura é restritivo aos servidores do museu, e ocorrerá sempre às segundas-feiras, quando a instituição está fechada para visitantes e pesquisadores. Semanalmente, um servidor será responsável pela palestra apresentando aos demais o seu conhecimento técnico, para melhoria da qualidade dos serviços internos e externos do MIS RJ.
Publicado em 27/09/21 por Márcia Benazzi





