F.MIS recebe representantes institucionais para articulação de evento que une cultura, esporte e cidadania
- 13/02/2026
Ontem, 12/2, o presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, recebeu, na sede da Lapa, representantes de diferentes instituições para uma reunião estratégica voltada à construção de um evento que irá integrar cultura, esporte, cidadania e saúde. O encontro reforça o papel da Fundação como espaço de diálogo interinstitucional e de articulação de iniciativas que beneficiem a sociedade fluminense.
“A F.MIS é um museu que dialoga com o seu tempo. Integrar cultura, esporte, cidadania e saúde em uma mesma iniciativa é reconhecer que a memória e o patrimônio caminham lado a lado com qualidade de vida e pertencimento social. Nosso objetivo é construir pontes e promover ações que impactem positivamente a população”, destacou Cesar.
Participaram da reunião Thiago Caldas, Oficial de Gabinete do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais; Alfredo Apicella, Delegado do Comitê Olímpico Nacional Italiano no Brasil; Virgílio de Castilho, atleta e diretor da De Castilho Sports; e Juan Sander, representante dos hotéis Socialtel Lapa e Copacabana.
A proposta do evento, atualmente em fase de planejamento, busca incentivar a prática esportiva e a adoção de hábitos saudáveis, ao mesmo tempo em que valoriza a memória, a cultura e o patrimônio fluminense.
Ao promover o diálogo entre cultura, esporte e cidadania, a F.MIS reafirma sua compreensão de que o patrimônio cultural não se limita à preservação do passado, mas se projeta como instrumento ativo de transformação social. Assim como o esporte mobiliza valores como disciplina, superação e coletividade, a cultura fortalece identidade, pertencimento e consciência histórica. Ao unir essas dimensões, a Fundação amplia seu papel como agente de desenvolvimento humano, estimulando práticas saudáveis e iniciativas que contribuem para uma sociedade mais participativa, inclusiva e conectada às suas raízes.
A iniciativa reforça a vocação da F.MIS para atuar de forma transversal, promovendo conexões entre diferentes áreas e consolidando-se como espaço plural, democrático e comprometido com o desenvolvimento cultural e social do estado do Rio de Janeiro.
Publicado em 13/2/2026 por Marcelo Egypto







