F.MIS encerra agenda institucional no Rio Grande do Sul com visitas a importantes equipamentos culturais de Porto Alegre

  • 25/06/2026

F.MIS encerra agenda institucional no Rio Grande do Sul com visitas a importantes equipamentos culturais de Porto Alegre

Encerrando a agenda institucional no Rio Grande do Sul, após participação na 9ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema, o presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som, acompanhado pela comitiva da F.MIS, realizou uma série de visitas técnicas e encontros institucionais em Porto Alegre. A programação incluiu reuniões com representantes de importantes equipamentos culturais e órgãos públicos da área da cultura, fortalecendo o diálogo entre instituições dedicadas à preservação da memória, ao audiovisual e à difusão cultural.

A troca de experiências com instituições culturais de diferentes estados é fundamental para fortalecer políticas públicas voltadas à preservação da memória e à difusão da cultura. Encontramos em Porto Alegre iniciativas inspiradoras, profissionais comprometidos e espaços que compartilham da mesma missão da F.MIS: aproximar o público da cultura, preservar acervos e ampliar o acesso ao patrimônio audiovisual e artístico brasileiro. Essas agendas abrem caminhos para futuras parcerias e intercâmbios que beneficiam diretamente a sociedade”, destacou o presidente.

A primeira agenda aconteceu na Cinemateca Paulo Amorim, localizada na Casa de Cultura Mario Quintana, onde a comitiva foi recebida pela diretora e curadora Mônica Kanitz. Durante o encontro, foram compartilhadas experiências relacionadas à difusão audiovisual, programação cultural e iniciativas educativas desenvolvidas pelas duas instituições. A visita também incluiu o espaço que preserva os cartazes de todos os filmes exibidos pela Cinemateca ao longo de sua trajetória, formando um importante acervo histórico composto por centenas de títulos nacionais e internacionais.

A comitiva também visitou a Cinemateca Capitólio, onde foi recebida por Daniela Mazzilli, coordenadora de Cinema e Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e diretora da instituição. O encontro permitiu a troca de experiências sobre preservação audiovisual, gestão de acervos e ações de formação de público. Durante a visita, a equipe conheceu o amplo acervo da Cinemateca, composto por películas, fitas VHS, DVDs, LaserDiscs e Blu-rays, além do Centro de Documentação e Memória Capitólio e da histórica sala de cinema inaugurada em 1928, atualmente com capacidade para 160 espectadores.

A agenda em Porto Alegre incluiu ainda uma visita ao Multipalco Eva Sopher, complexo cultural administrado pela Fundação Theatro São Pedro. A comitiva foi recebida pela diretora artística da instituição, Letícia Vieira, que apresentou os diversos espaços do complexo, incluindo salas dedicadas à música, dança, circo e teatro. Durante o encontro, foram discutidos projetos culturais desenvolvidos pelas duas instituições e possibilidades de futuras iniciativas conjuntas. A equipe da F.MIS também assistiu à apresentação da cantora e compositora gaúcha Loma Solaris com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, realizada no Teatro Simões Lopes Neto, um dos espaços que integram o Multipalco.

Em outra importante agenda institucional, Cesar reuniu-se com o secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, André Kryszczun, na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O encontro teve como objetivo aproximar as instituições e promover o intercâmbio de experiências relacionadas ao audiovisual, à preservação da memória cultural e às possibilidades de colaboração entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.

A programação foi concluída com uma visita ao Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, onde a comitiva foi recebida pelo diretor Welington Silva. Durante o encontro, foram apresentadas as exposições e os acervos iconográfico, tridimensional e audiovisual da instituição. A reunião também possibilitou a troca de experiências sobre gestão cultural, preservação patrimonial e futuras oportunidades de cooperação entre os dois equipamentos públicos.

Realizando uma extensa agenda institucional em Porto Alegre, a Fundação Museu da Imagem e do Som construiu uma rede de cooperação cultural, realizou uma troca de conhecimento entre instituições públicas e fortaleceu políticas de preservação, pesquisa e difusão da memória audiovisual brasileira. As visitas consolidam a presença da F.MIS em importantes debates do setor cultural e ampliam as possibilidades de futuras parcerias em benefício da cultura nacional.

Publicado em 25/06/2026 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Primavera no Rio

Braguinha

top2
2. Xote de Copacabana

Jackson do Pandeiro

top3
3. Copacabana

Dick Farney

top4
4. Retrato em Branco e Preto

Tom Jobim

top5
5. O Barquinho

Wanda Sá e Roberto Menescal

Oferecimento